Reputação no trabalho: como recuperá-la após um erro cometido
A adoção de certas estratégias podem ajudar a transformar um erro em oportunidade de crescimento e melhoria contínua, no processo de recuperação da reputação no ambiente de trabalho após um erro cometido.
Cometer erros é inevitável, mas saber como lidar com eles é crucial para manter e reparar sua reputação profissional. Um artigo da Fast Company oferece estratégias eficazes para recuperar a confiança e restaurar sua imagem após um erro, conforme a listagem que segue na sequência.
Não hesite em admitir o erro imediatamente
A primeira etapa para consertar sua reputação é admitir seu erro sem demora. Negar ou minimizar a situação pode agravar o problema e diminuir sua credibilidade
E para que essa ação seja efetiva, é necessário reconhecer o erro imediatamente, como dito acima, pois isso demonstra que você assume a responsabilidade, não procurando desculpas ou justificativas, tampouco culpar os outros.
Peça desculpas de maneira sincera
Um pedido de desculpas sincero pode ajudar a mitigar o impacto do erro e começar a reconstruir a confiança. Mostre que você entende a gravidade do erro e os efeitos que ele teve.
Isso contribui efetivamente se você demonstrar arrependimento, lamentando o que ocorreu, reconhecendo, igualmente, como isso afetou os outros e a organização.
Ofereça soluções concretas
Demonstrar que você está tomando medidas para corrigir o erro e evitar que ele aconteça novamente é fundamental para restaurar sua reputação. Apresente soluções práticas e concretas.
Para isso, proponha planos de ação, descrevendo as medidas que serão tomadas para a correção do erro, com implementação imediata, reportando a todos sobre os progressos alcançados.
Demonstre consistência e compromisso
Reconstruir a reputação exige tempo e consistência. Mostre através de suas ações que você está comprometido em melhorar e evitar futuros erros.
Isso funciona na prática se você manter a transparência sobre as suas ações e progresso, com consistência no desempenho e trabalho perseverante, no processo de reconstrução da confiança.
Busque o feedback e aprenda com o erro
Buscar feedback de colegas e supervisores pode ajudar a identificar áreas de melhoria e prevenir futuros erros. Use o feedback como uma oportunidade de crescimento.
Assim, crie uma cultura do feedback em torno de si, solicitando com frequência esse retorno construtivo, sobre como pode melhorar, procurando sempre a aplicação com as informações e o aprendizado obtido, fazendo, igualmente, ajustes no trabalho e abordagem.
PROGERH
Com base nesse contexto e levando em consideração o fato de que os cenários de RH estão em constante transformação e atualização, o Sindilojas-SP idealizou e concebeu o PROGERH – Programa de Gestão de RH no Varejo
O aprendizado obtido nas interações com os profissionais do setor moldarão as ações futuras. Por isso, o contato e compartilhamento do conhecimento é algo valorizado e resultará numa experiência cada vez mais rica e proveitosa para todos.
Clique aqui e venha fazer parte do PROGERH
Dúvidas, ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402