Classes C, D e E: topo de consumo de produtos para pets no país
Pesquisa realizada pela PwC Brasil em parceria com o Instituto Locomotiva, revela que 57% dos consumidores de produtos pet são das classes C, D e E, o que corresponde a cerca de 63,3 milhões de pessoas.
*Fonte/Reprodução: Portal Pet Conecta ( Caroline Pasternack)
O levantamento infere que, por mais simples que sejam as escolhas, ter um animal de estimação envolve custos, muitas vezes inesperados, mas o gosto pela companhia de quatro patas faz com que, mesmo quem não tenha tanto, se dedique a criar um pet.
Intitulado de “Mercado da Maioria”, o estudo busca entender particularidades de consumo no varejo brasileiro.
Os dados revelam também que essa fatia pretende adquirir produtos para pets no próximo ano. O estudo mostra um aumento considerável na compra desses itens ao longo da última década, com 46% dos brasileiros dessas classes comprando mais produtos para pets do que antes.
Vale destacar também que aproximadamente um terço (33%) dos consumidores planejam aumentar seus gastos com produtos para pets nos próximos dez anos. O que confirma o papel cada vez mais importante que os animais de estimação desempenham na vida das pessoas. Eles se tornaram parte da família e do planejamento familiar.
Lojas físicas
Já quanto às preferências de compra, os estabelecimentos físicos continuam sendo os favoritos para as classes C, D e E, com 71% dos consumidores preferindo fazer suas compras presencialmente. No entanto, o estudo revela que a capacidade de compra do segmento não está diretamente vinculada ao acesso de crédito; apenas 10% dos participantes indicaram que um maior acesso poderia incentivar um aumento nas compras para pets.
As classes que se destacaram na pesquisa representam 76% da população brasileira, mais da metade do consumo total do país. A pesquisa foi realizada com mais de 2,3 mil pessoas e complementada por entrevistas em vídeo com líderes de grandes empresas do setor de varejo e consumo, oferecendo uma visão detalhada sobre essas mudanças de hábitos.
Potencial significativo
A crescente demanda por produtos para pets entre essas classes sociais não só reflete um aumento no bem-estar e cuidado com os animais de estimação, mas também destaca um potencial significativo de crescimento para o setor, oferecendo novas oportunidades para empresas que buscam se conectar com esse vasto grupo de consumidores.
O Sindilojas-SP possui Câmaras Setoriais de Lojistas da sua atividade econômica, sendo o seu espaço para discutir e e encontrar soluções para os problemas que afetam o setor e a sua empresa.
Para saber mais sobre a Câmara de Pet Shop do Sindilojas-SP, e como participar dos trabalhos, entre em contato conosco no telefone 11 2858 8400 ou pelo formulário faleconosco