COVID-19

Comerciantes precisam de contrapartidas para sobreviverem

17 de abril de 2020

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nessa sexta-feira (17/04) que a quarentena será prorrogada mais uma vez. Dessa vez, a data do isolamento vai até dez de maio (10/05).

“O Sindilojas-SP solicitou ao Governo Estadual que a quarentena não fosse prorrogada, mas teve seu pedido rejeitado, mesmo diante do comprometimento dos lojistas em manter as regras de higiene e distanciamento preconizadas pelo Organização Mundial da Saúde. Precisamos  socorrer os empresários do comércio, principalmente os pequenos, que não conseguirão manter suas empresas com a prorrogação da data de abertura do comércio” pondera Ruy Pedro de Moraes Nazarian, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP).

Para o sindicato, tanto o governo estadual quanto o municipal precisam oferecer contrapartidas para os empresários. A postergação de impostos, como IPTU, ISS e ICMS, já trariam um pequeno respiro aos lojistas. Para isso, a entidade tem pressionado os governos solicitando a ajuda que os empresários necessitam, pois o governo federal já sinalizou que não vai conseguir bancar as decisões de fechamento do comércio nas cidades por parte dos prefeitos e governadores.

Em defesa do lojista

O Sindilojas-SP está atuando em várias frentes para auxiliar os empresários do comércio nesse momento de enfrentamento à pandemia do COVID-19. Para tanto, solicitou ao governo estadual a não prorrogação da quarentena. Também está buscando com as entidades financeiras a disponibilização de linhas de crédito realmente acessíveis a todos. Além disso, firmou Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho junto ao Sindicato dos Comerciários trazendo maior segurança jurídica para as empresas.

A entidade também firmou parceria com empresa de marketplace para que os lojistas possam vender pela internet com condições especiais e continua prestando atendimento jurídico e contábil para seus associados por e-mail e WhastAPP.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?