Desafio geracional marca o 4º Encontro do PROGERH
Integrado por um quórum qualificado e bastante participativo, o 4º Encontro do PROGERH, realizado na sede do Sindilojas-SP, abordou o cenário da fusão de colaboradores oriundos de gerações distintas no ambiente de trabalho e as implicações que podem acarretar para o clima empresarial, desde descompassos na produção e ritmo das tarefas a embates e desentendimentos propriamente ditos, em virtude de culturas enraizadas diferentes.
Foi enfatizado que essa questão mostra-se como um desafio para as áreas de Recursos Humanos lidarem, no objetivo do alinhamento dessas relações para a obtenção dos melhores resultados.
Esse tema tem estado cada vez mais em evidência nas empresas, sobretudo pelos famigerados conceitos difundidos e elucidados referentes às linhas temporais e suas respectivas gerações, tais como “Baby Boomers”, “Geração x”, “Geração y” e “Geração z”, cada uma com suas particularidades e que podem induzir aos conflitos geracionais aqui mencionados, desencadeados, via de regra, pelo entrechoque das maneiras antigas e mais novas de se trabalhar.
O objetivo desse 4º Encontro do PROGERH foi jogar luz sobre esse tema, com o enfoque de difundir o conceito de que trabalhar para aparar arestas e encontrar caminhos nesse sentido é estar em compasso com os mais inovadores conceitos do RH proativo e estratégico, que tende a trazer um diferencial competitivo para as empresas, especialmente nas organizações do segmento do comércio varejista, onde a interlocução com o público é direta e frequente e a necessidade dos resultados traduzidos em vendas é uma realidade permanente.
Foi também ressaltado que as divergências de perfil comportamental identificadas entre as gerações distintas são muito relevantes, e podem causar conflitos no ambiente de trabalho, que prejudicam a harmonia entre os times. Conforme mencionado, é justamente nesse momento que a equipe de RH precisa ser estratégica.
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402