Consultoria jurídica e contábil

Justiça do Trabalho não concede estabilidade à gestante

26 de janeiro de 2023

Em recente decisão da 4ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto (SP), a juíza Paula Rodrigues de Araújo Lenza julgou improcedente o pedido de reconhecimento de garantia de emprego de uma ex-empregada de uma rede de supermercados em contrato de experiência.

O pedido foi feito com base na Súmula 244 do Tribunal Superior do Trabalho, que menciona que a grávida tem direito a estabilidade provisória, mesmo na hipótese de admissão mediante contrato de trabalho por tempo determinado.

A magistrada entendeu que a garantia de emprego da gestante só existe se houver anterioridade da gravidez em relação à dispensa, e se essa dispensa se der sem justa causa e por iniciativa do empregador, em consonância com a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal ao julgar o tema 497, com repercussão geral.

Ainda menciona a magistrada que houve a revogação da Súmula 244 do TST em razão da decisão proferida pelo STF, isto porque no contrato a termo, rescindido pelo alcance da data futura e certa, a dispensa não se dá por iniciativa do empregador, mas por ajuste combinado entre as próprias partes após o lapso de experimentação do vínculo.

Portanto, nesta decisão, entendeu a juíza que sem a ocorrência da dispensa imotivada por iniciativa do empregador, não estão preenchidos os pressupostos constituidores da garantia de emprego pleiteada pela ex-empregada.

Essa decisão se mostra como uma eventual tendência de posicionamento da Justiça do Trabalho para tratar da garantia de emprego em contratos a termo.

Por se tratar de sentença de primeira instância a reclamante poderá interpor recurso ao Tribunal Regional do Trabalho.

Acompanhamento e Orientação Jurídica Trabalhista

Associe a sua empresa ao Sindilojas-SP e conte com os serviços de Acompanhamento e Orientação Jurídica Trabalhista, para uma condução segura do seu negócio, conforme todos os dispositivos legais vigentes. Clique aqui e saiba mais!

 

Dúvidas sobre esse assunto?        

Consulte o Sindilojas-SP, que possui ampla equipe de apoio que presta orientação às empresas filiadas e associadas, sem limite de consultas

Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?