Consultoria jurídica e contábil

Licença paternidade é ampliada

9 de março de 2016

Lei nº 13.257/16

Foi sancionada no dia 8 de março passado a lei que dispõe sobre as políticas públicas para primeira infância, e dentre outras questões a ampliação da licença-paternidade.

A licença que é de 5 dias poderá ser ampliada em mais 15 dias, totalizando 20 dias. Essa prorrogação não é obrigatória para todas as empresas, somente para a pessoa jurídica que participar do Programa Empresa Cidadã.

A empresa poderá conceder a ampliação da licença-paternidade, desde que solicitado pelo empregado no prazo de dois dias úteis após o parto e este comprove participação em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável. Durante o período dessa prorrogação o empregado terá direito a remuneração integral e não poderá exercer nenhuma atividade remunerada.

A prorrogação também beneficia o empregado que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança. Outros benefícios criados pela lei, obrigatórios para todas as empresas são: a concessão de até dois dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez da esposa ou companheira e o direito de se ausentar um dia por ano para acompanhar filho de até seis anos em consulta médica. Esta lei entrou em vigor na data de sua publicação.

Dúvidas? Fale conosco: 11 2858 8400 | faleconosco@sindilojas-sp.org.br

Atendimento exclusivo para lojas e contabilidades vinculadas ao Sindilojas-SP

Visite nosso Portal de Benefícios | Visite nossa página no Facebook


 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?