
Live-commerce e a ampliação do alcance no mercado digital
*Fonte/Reprodução: Revista da Papelaria
Comprar on-line já virou algo rotineiro para muitas pessoas. Mas, e se você pudesse adquirir os produtos desejados enquanto assiste a uma live da empresa que gosta ou até mesmo através de influenciadores que segue? Essa é a proposta do live-commerce, estratégia de vendas que está bombando em outros países e que já está sendo positivamente explorada por grandes marcas daqui.
A aderência a essa estratégia vem sendo significativamente melhorada ao longo dos últimos anos ao redor do mundo. Na China, por exemplo, dados divulgados no Relatório de Desenvolvimento de Alta Qualidade da Indústria de Comércio Eletrônico com Transmissão ao Vivo mostrou que a taxa de penetração desse tipo de comércio eletrônico cresceu de 4,9% para 37,8% entre 2019 e 2023, atingindo cerca de 597 milhões de usuários apenas neste último ano do estudo.
Percepção e popularidade
Essa popularidade foi rapidamente percebida por outras nações, inclusive no Brasil. Em 2024, muitas marcas aproveitaram para testar essa estratégia de união das lives com as vendas on-line na Black Friday, obtendo faturamentos enormes que chamaram a atenção do mercado para as possibilidades e oportunidades que o live-commerce pode trazer para seus negócios.
Afinal, além do fato de muitos brasileiros, favorecidos pelo crescimento das redes sociais, terem o hábito de comprar de forma on-line frequentemente, presenciamos ainda uma popularidade das lives no país nos últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia, já que, por estarmos dentro de casa, as operações digitais acabaram se tornando a única forma de muitas empresas continuarem abertas à distância.
Influenciadores
Quem também ganhou destaque nesse meio foram os influenciadores, que formaram parcerias com determinadas marcas a fim de fomentar a divulgação de seus produtos à sua rede fiel de seguidores. Ao se tornarem porta-vozes, repassam a seus fãs credibilidade e segurança na divulgação destes itens, engajando cada vez mais pessoas a adquirirem estes produtos.
Cronologicamente, essa estratégia de vendas em uma transmissão ao vivo não é uma novidade no mercado. Antigamente, muitas emissoras já faziam isso por via discursos de escassez de seus itens, visando gerar o senso de urgência de compra pelos consumidores. O que está ganhando tanta repercussão atualmente com o live-commerce é o fato de possibilitarem, com o apoio das redes sociais, influenciadores e ferramentas tecnológicas, uma maior interatividade e personalização de seus produtos.
Interatividade
Nestas lives, as empresas podem tornar a relação com seu público-alvo mais dinâmica e menos engessada do que se tem com o e-commerce tradicional. Aproveitar o acompanhamento em tempo real de seus clientes para interagir através de perguntas e respostas, realizar ofertas exclusivas para quem estiver assistindo, fazer enquetes, sorteios, e muitas outras atividades que engajem, atraiam e retenham cada vez mais pessoas.
Muitas emissoras nacionais também estão explorando este esquema em seus programas, visando atingir um público pouco aderente às redes sociais e que também tenham interesse em determinados produtos. E pode-se dizer que essa é uma estratégia bastante inteligente em termos de vendas, já que amplia a capilaridade de alcance para além do digital.
Margens e cuidados/Omnichannel
O mercado de live-commerce tem muito ainda o que expandir, tendo espaço suficiente para que as empresas inovem, sejam criativas e fomentem seu nome frente aos concorrentes. Mas, assim como todo comércio, os mesmos desafios em termos de atendimento ainda permanecem, o que ressalta a importância de cuidarem de toda a logística de comunicação com seu público antes, durante a transmissão, e também no pós-venda.
Por mais que as redes sociais sejam um palco bastante atrativo para isso, ainda há um amplo bastidor por trás suportando este processo. Uma das principais estratégias é a de omnichannel, que une canais digitais robustos e complementa a jornada dos clientes, de forma que podem escolher onde e como se comunicar com suas marcas.
Com uma base bem estruturada de consumidores, existem muitos canais de comunicação que podem ser explorados. Através deles, é possível divulgar a realização destas lives, anunciar os produtos que serão promovidos e, após a transmissão, continuar o atendimento aos clientes com a mesma interação e personalização, e suportá-los com qualquer demanda que tenham posteriormente.
Outros recursos
Um grande recurso que temos hoje no mercado nesse sentido é o RCS, sistema de mensagens do Google que possibilita o envio de textos, imagens, gifs e um carrossel completo nas mensagens, asseguradas por um selo de autenticação da empresa e verificado pela própria multinacional.
Muito ainda pode ser explorado pelas empresas com o live-commerce, já se mostrando como uma tendência capaz de elevar as vendas corporativas e o engajamento com seu público. E estes resultados serão conquistados apenas com os cuidados destacados acima, de forma que os usuários tenham todo o suporte necessário para conduzir e interagir sua jornada de compras em canais que tenham afinidade, criando experiências e relacionamentos marcantes entre as partes.
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