Demissão Homologação Sindical
Consultoria jurídica e contábil

Pedido de demissão de gestante necessita de homologação sindical

9 de abril de 2024

Uma gestante, ex-empregada de uma empresa, interpôs reclamação trabalhista requerendo a nulidade do seu pedido de demissão e o reconhecimento do direito à estabilidade com indenização compensatória do período, alegando, entre outros motivos, a falta de homologação da rescisão contratual.

O juízo da 54ª Vara do Trabalho de São Paulo (SP), julgou improcedentes os pedidos da trabalhadora e o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região manteve a decisão.

Contudo, a decisão foi revertida no Tribunal Superior do Trabalho. A ministra Maria Cristina Peduzzi, relatora do recurso de revista da trabalhadora, afirmou que, de acordo com a jurisprudência do TST, é necessária a homologação, independentemente da duração do contrato de trabalho e que o reconhecimento jurídico da demissão da empregada gestante só se completa com a assistência do sindicato profissional ou de autoridade competente.

Assim, a Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho anulou o pedido de demissão solicitado pela trabalhadora gestante, pelo fato da rescisão contratual não ter sido homologada por sindicato ou autoridade competente, conforme previsto no artigo 500 da CLT. O processo retornou a Vara de origem para cumprimento da decisão.

Utilize os serviços de Consultoria Jurídica do Sindilojas-SP, cuja equipe está preparada para esclarecer todos os pontos do assunto em questão. Empresas associadas tem esse benefício, sem limite de atendimentos. Clique aqui para saber mais!

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?