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Vender Online: Tudo o que você Precisa Saber para Começar

12 de abril de 2022

Por Marcio Eugênio* 

Quem está atento ao mercado digital, sabe das grandes oportunidades que se pode encontrar em um modelo de negócio virtual. A condição imposta pela pandemia do Covid-19, de pessoas passando mais tempo em casa e consequentemente comprando mais online, impulsionou mais ainda o mercado, fazendo com que o interesse por vender online, atraia cada vez mais pessoas que buscam outras fontes de renda, objetivando a tão sonhada independência financeira.

Aliando todos esses fatores, você chega à conclusão de que seria interessante buscar alguma maneira de incrementar sua renda, e por que não aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado de vendas online?

Portanto, iremos trazer aqui para você alguns pontos e conceitos importantes que irão lhe ajudar a encontrar as melhores formas e ferramentas para iniciar seu negócio de vendas online e consequentemente conquistar seus objetivos com a  independência financeira e usufruir da liberdade de horários.

Quais são as Diferenças entre Vender Online e Vender Offline?

Para darmos início à nossa jornada, vamos começar com uma diferenciação de conceitos. A distinção básica entre vender online e offline é a ausência de um espaço físico para a realização da venda de um produto.

Portanto, temos aí uma grande diferença na experiência do usuário que está fazendo uma compra. No modelo de venda offline, o usuário tem aquela grande estrutura preparada para a venda, um ponto de venda físico, o vendedor, uma vitrine com os produtos expostos e todo o aparato preparado para recebê-lo.

Já no modelo de venda online, o usuário tem somente a sua plataforma de venda online. Isso significa que todas as fases que envolvem a venda de um produto ocorre necessariamente através de um meio digital, um celular, computador, tablet, etc.

Quais são as Vantagens de Vender Online?

Justamente pelo fato de todo o processo de venda ocorrer através de um meio digital, vender  online torna-se extremamente vantajoso pois elimina-se toda a robustez de uma loja física e os empecilhos que a mesma traz consigo.

Não é necessário ter um ponto de venda físico e consequentemente se economiza com os valores gastos em aluguéis, energia elétrica, água, etc. Também não é preciso ter vários vendedores e todos os custos trabalhistas envolvidos neste processo.

Outro ponto importante é com relação às limitações de horário. Numa loja virtual você não tem horário para fechar uma venda. A qualquer momento em que um usuário entrar em seu site, é possível vender pela internet. Diferente do que acontece em um modelo de venda offline, onde você ficaria preso ao horário de funcionamento da loja.

Conquiste sua Independência Financeira

Através do seu negócio virtual, é possível com muito esforço e dedicação, conquistar sua tão sonhada independência financeira. Trabalhar para você mesmo, num ambiente em que os seus resultados financeiros dependem única e exclusivamente do seu esforço e dedicação.

Para alguns isso pode ser um pesadelo, mas para outros é o sonho que mudará sua vida. Por isso, empreender em negócios virtuais não é para qualquer um, mas para quem está disposto e comprometido a se dedicar ao sonho de ser independente financeiramente.

Além das vantagens que já citamos, outro ponto de destaque é a versatilidade do negócio virtual para quem está iniciando. Caso você tenha um trabalho fixo, não é necessário deixar o seu trabalho atual.

Nesse processo inicial, é possível que você continue em ambos os trabalhos até que obtenha resultados que te subsidiem a tomar a decisão de deixar um emprego fixo.

Outra questão de destaque é que o investimento inicial para começar uma loja virtual é muito baixo comparado aos custos de se manter uma loja física. Justamente por isso, caso sua disponibilidade inicial para começar o negócio seja baixa, é possível escolher onde investir e postergar alguns pontos.

Mas lembre-se, vender na internet não é garantia de que você ficará rico da noite para o dia. Assim como empreender no meio físico, empreender digitalmente também exige esforço e dedicação, que cabem somente a você.

 O que é Preciso para Vender na Internet?

Se tratando de um negócio virtual alguns aspectos são muito importantes para que você tenha sucesso. Apesar de ter inúmeras vantagens, como já listamos algumas aqui, ainda sim é preciso estar atento a esses aspectos importantes para que seu negócio comece do jeito certo.

 Segurança

O ambiente virtual ainda causa muito medo e insegurança aos usuários como um todo, visto que cada vez mais existem todo tipo de golpes espalhados pela internet. Por isso, antes de tudo seu e-commerce deve ser, ter e transmitir segurança aos clientes que desejam comprar seus produtos.

E essa segurança precisa estar especificamente ligada ao sistema de pagamento da sua loja virtual. Por isso, investir nesse quesito, irá, além de transmitir essa confiança aos seus clientes, te evitar muita dor de cabeça.

Fornecedores

Fornecedores serão grandes parceiros do seu negócio. Uma boa relação com seus fornecedores pode e irá influenciar no sucesso do seu negócio, além de se tornar um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes.

Por isso, invista um tempo considerável pesquisando quem serão esses parceiros que estarão contigo nessa jornada e não escolha um fornecedor que pode se tornar mais uma dor de cabeça e um problema a se resolver. Mais adiante, falaremos um pouco mais sobre fornecedores.

Logística

Uma logística rápida e eficiente também se tornará um alicerce do seu negócio, e influenciará no seu sucesso. Ainda mais no meio digital, onde esse quesito é parte indispensável para quem opta por comprar online.

Ninguém gostaria de comprar um produto e recebê-lo depois de 30 dias e ainda por cima quebrado. Por isso, se atente aos processos logísticos. A venda não termina quando o cliente faz a compra no site e finaliza o pagamento, ela só termina quando o cliente recebe o produto em suas mãos.

Todos esses processos que ocorrem após a finalização da compra no site são de extrema importância, e ter parceiros logísticos ágeis, competentes e que trabalham com seriedade também será um fator para o sucesso do seu negócio.

MEI Pode Vender Online?

Sim, quem é MEI pode sim vender online e esta é uma excelente dica para quem está começando no mercado de vendas online, justamente pela grande facilidade de se abrir um MEI e mantê-lo legalmente funcionando e com custos extremamente baixos.

Há de se ficar atento principalmente aos valores de faturamento para não sair do enquadramento. Atualmente, quem é MEI pode ter um faturamento mensal de até R$ 6.750,00 ou R$ 81.000,00 por ano.

Uma das vantagens de se começar pelo MEI, é que resguarda o empreendedor. Com o pagamento da contribuição mensal, o empreendedor tem direito a INSS caso adoeça ou sofra algum acidente.

Quais são as Fases de uma Venda pela Internet?

Para vender online, uma série de etapas são realizadas pelo cliente até o fechamento da venda. Essa jornada de compra é conhecida como funil de vendas. Para vender na internet bem e com eficiência, é necessário conhecer cada uma das etapas dessa jornada.

É através do conhecimento de cada uma das etapas da jornada de compra que podemos identificar possíveis gargalos no processo de compra de um usuário e corrigi-las ou aprimorá-las.

Dito isto, você precisa conhecer a fundo e planejar muito bem cada uma destas etapas para atingir seu objetivo máximo, fechar uma venda online. Confira a seguir as definições de cada uma das etapas da jornada de compra.

Atrair Visitantes

O primeiro passo da nossa jornada é atrair visitantes para o seu negócio. Como em qualquer modelo de venda, você precisará de público para posteriormente concretizar sua venda online.

E este primeiro passo é um dos mais importantes, pois quando falamos de visitantes, não estamos falando apenas de pessoas aleatórias que estão navegando na sua loja, mas sim de público qualificado.

Ou seja, pessoas que realmente estão interessadas nos seus produtos, com uma alta probabilidade de fechar uma compra. Esse tráfego qualificado pode e fará toda a diferença nas suas conversões de visitas em vendas na internet.

Defina seu Público-alvo

Como acabamos de dizer, gerar tráfego qualificado terá grande impacto no seu poder de conversão de vendas na internet. E para fazer isso da melhor maneira possível, você precisará conhecer quem é o seu público, quais são os seus interesses e aspirações, quais suas dores e como o seu produto irá ajudar a sanar alguma dor que ele porventura sinta.

Neste ponto, você precisará levar em consideração dois aspectos num primeiro momento. Quantitativos e qualitativos. Os aspectos quantitativos estão relacionados a informações de idade, gênero, cidade e estado, estado civil, etc.

Já os aspectos qualitativos se relacionam com informações mais detalhadas do seu público, como por exemplo conhecer quais as motivações levam o usuário a comprar ou pesquisar por seu produto. Estes aspectos são mais profundos e requerem uma pesquisa mais detalhada para seu entendimento completo.

Planeje e Defina Estratégias para Gerar Público Qualificado

Após definir e conhecer o máximo que puder o seu público alvo suas dores e necessidades, o próximo passo é planejar e definir quais serão as estratégias que você adotará para atrair este tráfego qualificado. A definição da melhor estratégia dependerá dos objetivos do seu negócio e também do seu orçamento.

Existe uma infinidade de ferramentas disponíveis para atrair público, por isso, mais importante do que a escolha da ferramenta é o estudo e a análise profunda obtida através do conhecimento e definição do seu público alvo. O conhecimento obtido no passo anterior, norteará sua decisão.

Converter Visitas em Vendas

Após trazer o tráfego qualificado para o seu negócio, é hora de converter essa visita em uma venda na internet. Este é o próximo passo da nossa jornada de compra, onde o usuário supre sua necessidade com a aquisição do seu produto.

Essa conversão de visitas em vendas, irá gerar um importante indicador para seu negócio virtual, a taxa de conversão. É através deste indicador, que mede a concretização de visitas em vendas online, que você poderá analisar as ações que foram implementadas para atrair público à sua loja.

Fidelizar clientes

A última etapa da jornada de compra do usuário, é sem dúvida um dos mais difíceis. A fidelização do cliente fará grande diferença, e se bem trabalhada será um importante alicerce do seu negócio, pois é a fidelização que garantirá que os clientes que já compraram continuem comprando e assim você fará mais vendas na internet.

Além de garantir compras de clientes que já compraram do seu negócio, a fidelização também pode trabalhar como um imprescindível agente de marketing, pois um usuário que teve uma boa experiência em sua jornada de compra, também irá atuar para trazer futuros compradores para seu negócio.

Portanto, a fidelização é a ação de transformar consumidores em clientes fiéis. E para que ele se torne um cliente fiel, o consumidor precisa se sentir satisfeito em todas as etapas da nossa jornada de compra.

Desde o momento da escolha dos métodos de sua atração até o seu negócio, o processo de escolha do produto, formas de pagamento, locais para sanar dúvidas e o envio de sua mercadoria até o seu recebimento.

Quais são os melhores canais para vender produtos online?

Sem dúvida alguma, a grande vantagem de um negócio online é a pluralidade de opções para todo o processo que envolve vender na internet. Desde estratégias de marketing, logística, fornecedores e inclusive as plataformas de venda online.

Abaixo iremos trazer algumas das melhores opções de canais de venda online para seu negócio. O conhecimento de cada um deles e principalmente o conhecimento do seu produto e público irá nortear a escolha do melhor canal.

Loja Virtual

A loja virtual é o primeiro dos canais e um dos mais comuns quando se fala em e-commerce. Ela é composta por um site de vendas na internet que será hospedado em uma plataforma específica, onde todos os processos que envolvem a venda dos produtos ocorrerão.

Além disso, no site é possível fazer os pagamentos e ter canais de contato disponíveis para o cliente. Portanto, a loja virtual faz esse elo de ligação entre o cliente e os produtos que ali estão disponíveis.

E nesse ambiente virtual, o consumidor precisa ter uma experiência completa, que inclui:

  • acessar página de um produto;
  • informações sobre os preços e formas de pagamento;
  • condições e prazos de envio;
  • política de troca e devolução;
  • conseguir atendimento rápido e assertivo para solucionar dúvidas ou fazer reclamações;
  • pesquisar por produtos;
  • fechar compras de forma fácil, rápida e com a maior segurança possível.

Marketplace

O marketplace é uma ótima solução para quem está começando a vender na internet. Esta solução funciona como um grande shopping center virtual, onde a sua loja estará inserida em um grande ambiente virtual juntamente com outras lojas de vários segmentos que também terão seus produtos expostos.

Como exemplo, podemos citar o Magazine Luiza, Amazon, Submarino e Carrefour que são grandes marketplaces, onde você também poderá expor o seu produto juntamente com várias outras marcas.

Uma das vantagens do marketplace é que ele é uma ótima resposta ao primeiro passo da nossa jornada de compra, o de atrair visitantes. Como seu negócio estará inserido em uma grande loja, isso irá atrair muitos visitantes aos produtos anunciados ali.

Sem contar que, ter seus produtos numa plataforma de marketplace traz confiança e segurança ao usuário no momento da compra, visto que há um maior reconhecimento por estar efetuando a compra na plataforma de um player conhecido no mercado.

Também precisamos citar algumas desvantagens importantes do marketplace, dentre as quais destacamos principalmente a grande concorrência, a falta de personalização da venda e o desenvolvimento da sua marca.

Pelo fato de estar anunciando seus produtos em um grande marketplace, por consequência haverá muitos outros produtos similares ou idênticos ao seu na mesma plataforma, o que torna a venda online muito mais concorrida. Portanto, ao optar por essa plataforma, você precisa entender que estará neste ambiente de concorrência direta.

Outro ponto de desvantagem é a falta de personalização e desenvolvimento da sua marca, pois no marketplace você será obrigado a utilizar somente os recursos disponíveis na plataforma, além de não poder trabalhar para desenvolver um conceito forte de marca, pois a única marca exposta é a do marketplace.

Redes Sociais

Um dos canais mais utilizados atualmente para a venda online são as redes sociais. Instagram e Facebook são armas poderosíssimas para atingir o seu público alvo, além de que cada um desses canais dispõe de ferramentas próprias para divulgação de seus produtos dentro da rede social.

O Facebook, por exemplo, tem um enorme marketplace dentro da própria plataforma da rede social onde você pode divulgar os seus produtos e também existem os Grupos do Facebook, que são um grupo de pessoas com interesses em comum onde também é possível expor produtos e fechar vendas online.

Dentre as maiores vantagens de utilizar as redes sociais como um canal de venda online para o seu negócio, é a sua capilaridade, ou seja, o seu alcance. Todo mundo está e usa ativamente suas redes sociais hoje em dia. E esse maior alcance das redes sociais permite trazer cada vez mais público para o seu negócio.

Um dos pontos negativos da utilização das redes sociais, é que eles têm limitado constantemente o crescimento orgânico de quem trabalha com vendas na internet em suas redes. Isso se dá visto que eles oferecem e cobram por ferramentas de tráfego pago para aumentar a visualização dos produtos.

Uma dica interessante, é utilizar as redes sociais como mais um canal de vendas online para seu negócio e utilizar suas vantagens a seu favor.

Programa de Afiliados

Já pensou ter vários “vendedores” divulgando e trabalhando para vender seus produtos? Bom, o programa de afiliados atua basicamente desta forma, e é uma ótima estratégia para um canal de venda online dos seus produtos.

O programa de afiliados funciona como se fosse um serviço de publicidade que é prestado por uma pessoa ou empresa, onde ela divulga os seus produtos em seus espaços na internet, sejam eles sites, blogs ou redes sociais e ganham comissões com as vendas feitas através de suas indicações.

Com a instituição do programa de afiliados, cada pessoa que desejar ser um afiliado do seu produto irá receber um link único e através da divulgação desse link, as vendas concretizadas geram comissões para cada venda online feita pelo afiliado.

Como Escolher um Produto para Vender pela Internet?

Para quem está iniciando vender pela internet, o ideal é começar com uma pequena quantidade de produtos, visto que quanto mais produtos, maior a quantidade de tarefas que precisarão ser realizadas para gerir todos o processo que envolve a venda deste produto.

Leve em consideração que para cada produto a ser vendido, você precisará encontrar um fornecedor, comprá-lo, tirar uma boa foto para o canal de venda, gerir o estoque do produto, embalar para envio, e uma outra série de tarefas.

É claro que se você possui experiência nesses processos de venda online e uma equipe preparada para isso, nada lhe impede de ter vários produtos. Entretanto, se você está começando um negócio aconselhamos a ter uma quantidade menor de produtos. Nesse caso, o velho ditado de menos é mais faz todo o sentido.

Questões para Refletir na Escolha do Produto

Antes de sair escolhendo qualquer produto por achismos, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes. Veja a seguir:

Tenho Conhecimento do Produto e do Público-alvo?

Já imaginou como seria complexo vender um produto que você não gosta ou sequer o comprou alguma vez? Pois é, na escolha dos produtos que farão parte do seu negócio, é importante ter conhecimento do produto e do mercado. Além de que escolher algum produto que você goste o ajudará a manter-se motivado a vendê-lo.

Outro ponto de destaque é o conhecimento do público e de como ele se comporta. Você tem contato com pessoas que utilizam este produto e sabem o que elas esperam ao adquiri-lo? Ser um consumidor do produto e ter conhecimento do seu público o ajudará a traçar as melhores estratégias para vendê-lo melhor.

Conheço o Mercado do Produto?

É necessário também que você conheça o mercado em que irá atuar para vender na internet. Fazer uma pesquisa de mercado profunda e analisar o potencial de crescimento te darão uma visão mais ampla de onde você poderá chegar com as vendas dos produtos escolhidos.

Na pesquisa do mercado, você também poderá conhecer mais a fundo os seus concorrentes diretos de venda e até a aprender como eles já trabalham, isso te ajudará em questões do seu próprio negócio.

Escolha o Segmento ou Nicho de Produtos

Também é interessante que você escolha um segmento de produtos para vender na internet. E se possível, escolha um nicho, pois quanto mais se especializar em um determinado nicho, mais rápido alcançará o topo do nicho e consequentemente mais reconhecimento terá.

Por isso é importante aqui fazermos a distinção de um segmento e um nicho. Por exemplo, existem lojas que fazem vendas online de sapatos. Este seria um segmento, o de sapatos. Porém, existem lojas que vendem especificamente tênis para a prática de esportes ou sapatos femininos para festas. Neste caso, esses seriam os nichos.

Como dito anteriormente, é interessante que talvez para iniciar um negócio online e enxuto, você escolha um nicho para atuar. Isso te dará uma maior possibilidade de estudar e conhecer um nicho específico do mercado, e assim tomar decisões mais assertivas na estratégia do seu negócio.

Como Encontrar Fornecedores para Vender Online?

Para dar início às vendas na internet, todos os temas que tratamos até agora são muito importantes. Porém, um dos grandes pilares de todo negócio, seja ele digital ou não, são os fornecedores dos seus produtos ou matérias primas. Portanto, escolher bem os fornecedores do seu negócio terá grande impacto no seu negócio.

Os fornecedores são parceiros importantes para o sucesso do seu negócio, e sempre que possível, preze pela escolha dos melhores. Seja na relação preço/qualidade dos produtos, maleabilidade nos prazos para pagamento ou na logística de entrega que melhor atenderá a sua demanda.

Então, vamos à grande pergunta: como encontrar fornecedores para vender online?

Defina Tudo o que Você Precisa

Antes de partirmos para a procura efetiva dos fornecedores dos seus produtos, você deve antes de tudo saber tudo o que irá precisar para vender na sua loja online. Isso é importante para que durante a sua pesquisa, você consiga identificar quais itens dessa lista irá conseguir cotar com determinado fornecedor.

Inicie sua Busca

Após definir tudo o que precisa, dê início às buscas dos seus fornecedores. Essa procura deve englobar todas as possibilidades, desde os que façam vendas online até fornecedores da sua cidade ou região. Você deve considerar todas as possibilidades, pois cada uma traz suas vantagens.

Normalmente, com fornecedores online você conseguirá um preço melhor, mas isso não é uma regra. Já com fornecedores da sua cidade ou região, talvez você consiga melhores condições de entrega, seja prazo e valor.

Uma dica importante é que a partir da lista feita anteriormente, será possível visualizar todos os produtos que você poderá comprar com determinado fornecedor, visto que dificilmente conseguirá comprar todos os seus produtos com somente um fornecedor.

Faça comparações e contra propostas

Por fim, uma das dicas mais antigas para quem é consumidor, também vale para quem irá iniciar qualquer negócio. Pesquise.

Faça pesquisas comparativas do mesmo produto com vários fornecedores, no mínimo três. Dependendo do produto, as variações de preço do mesmo produto podem ser enormes, e somente com disposição e muita pesquisa, você irá encontrar a melhor relação custo benefício para a sua compra.

Tipos de fornecedores

Outra questão importante quanto a escolha do fornecedor para se levar em consideração é o tipo do fornecedor. Essa questão importa porque com toda certeza ela irá influenciar no valor final dos produtos. Por isso, a escolha com sabedoria.

Fabricantes

Esse é o melhor tipo de fornecedor para quem quer trabalhar com estoque. Como o próprio nome já diz, fabricante é quem fabrica o produto. Portanto você vai até a indústria e adquire o produto diretamente com quem o produz.

É uma excelente solução para as compras em grandes quantidades, pelo fato de os preços serem mais vantajosos nesses tipos de compras. Um ponto muito positivo é que com o advento da tecnologia, muitas indústrias já realizam vendas pela internet e com isso o empreendedor ganha tempo sem precisar se deslocar até o local.

Um ponto de atenção é que algumas fábricas fazem vendas somente a partir de grandes quantidades de aquisição dos produtos, por isso esse tipo de compra diretamente com o fabricante talvez requeira um alto valor de investimento.

Distribuidoras

Uma ótima dica são as compras através das distribuidoras. Elas são responsáveis pela distribuição dos produtos e fazem a ponte entre os fabricantes e os empreendedores que posteriormente irão vender para os clientes finais.

Além de que, as distribuidoras resolvem a questão abordada no item anterior dos fabricantes, sobre a compra de grandes quantidades de produtos. Normalmente as distribuidoras não têm esse pré-requisito, ou se tem, as quantidades são bem menores do que as dos fabricantes, visto que elas fazem o alto investimento nas compras em larga escala com o fabricante.

Clusters

A palavra cluster vem do inglês e significa, basicamente, agrupamento. Logo, os clusters são regiões onde há uma grande concentração de empresas ou indústrias especializadas em um determinado produto ou serviço.

Você já deve ter reparado em sua cidade, que em determinada rua só tem lojas de vendas de carros usados? Isso é um cluster. Neste caso, usamos um exemplo das lojas de carros usados, mas isso vale para qualquer tipo de loja.

Além disso, no Brasil existem regiões muito famosas que abrigam clusters importantes no fornecimento de determinados produtos. A cidade de Belo Horizonte tem um agrupamento de empresas especializadas na área da saúde, contando com o maior polo de biotecnologia da América Latina.

As cidades de Jaraguá do Sul e Blumenau, em Santa Catarina, são famosas por suas indústrias têxteis, enquanto Ribeirão Preto, em São Paulo, tem um enorme cluster de produtos odontológicos, transformando a cidade no maior exportador do país neste segmento.

Portanto, se você escolheu em que mercado irá atuar, vale a pena pesquisar se existe algum cluster deste segmento no Brasil e quem sabe até fazer uma visita ao local. Esse contato pode render ótimos parceiros para seu negócio.

Dropshipping

Dropshipping é uma modelo de negócio virtual onde o investidor irá atuar como intermediador das vendas online. Neste caso, você irá montar sua loja e cuidar de toda sua gestão até o momento da venda. Após a venda ser concretizada, o fornecedor irá cuidar de todo o processo de entrega do produto.

Nesse modelo, não será necessário ter um estoque de produtos, e essa é uma das grandes vantagens do dropshipping. Você irá cuidar de todos os processos até o momento da venda online, e após isso o seu fornecedor dropshipping irá tratar de entregá-lo ao consumidor final.

Porém é necessário muito cuidado no momento da escolha desse fornecedor, ele precisa ser de extrema confiança para seu cliente acabar não tendo problemas com o não recebimento do produto que comprou na sua loja virtual.

Por isso, uma dica importante é fazer um pequeno pedido, como teste, para garantir que não terá problemas futuros.

Como Organizar o Estoque para Iniciar as Vendas?

Estoque é a atividade operacional e administrativa de controle dos produtos acabados da empresa. São todos os produtos que estão prontos para envio ao consumidor final.

O estoque da sua loja virtual será um dos importantes pilares para o sucesso do seu negócio. Controlar o estoque da maneira correta trará informações gerenciais imprescindíveis sobre como e quando comprar os produtos corretos para sua loja.

Depois de passar por todas as dicas que deixamos aqui, a grande e próxima pergunta a ser respondida é: quantos e quais produtos eu início o estoque da minha loja virtual? Essa é uma questão importante para dar início à sua loja e precisa ser respondida com muita cautela.

Nossa dica inicial com relação à quais e quantos produtos é: inicie com poucos produtos e grande quantidade de estoque. Por exemplo, se sua loja virtual for de tênis, inicie com no máximo 4 modelos de tênis diferentes e em grandes quantidades.

Essa é uma ótima estratégia para o início do seu negócio, pois a partir dela, e conforme as vendas dos seus produtos forem acontecendo na sua loja, você poderá analisar quais produtos vendem em maior quantidade. É sempre importante ter uma quantidade considerável de produtos em estoque para manter as vendas sempre acontecendo.

Porém, caso adquira muitos produtos de uma só vez, você irá correr o risco de algum desses produtos não vender tão bem quanto outros, e com isso acabará tendo em seu estoque uma certa quantidade desses produtos parados sem conseguir vendê-los.

Controle de Estoque

Ponha em mente a importância do estoque para suas vendas na internet. Você deve olhar para ele como, olha para sua conta bancária. Só que ao invés de dinheiro, lá estão os produtos da sua loja que se tornarão dinheiro para sua conta bancária após as vendas serem concretizadas.

Por isso, outro aspecto importantíssimo para o sucesso do seu estoque, é que essa é uma atividade que deve ser levada com seriedade e ser feita diariamente, se possível. Por isso, dedique tempo de qualidade para esta atividade, além de ser muito importante que você como dono da loja a faça no início do seu negócio.

Já imbuído da responsabilidade e ciente da importância da tarefa de controlar o estoque dos seus produtos, é a hora de colocar a mão na massa. E para isso, mais uma vez a tecnologia será grande aliada. Desde sistemas específicos para controle de estoque, até as boas e velhas planilhas em Excel, o ajudarão nesta tarefa.

Mais importante do que o meio de controle, é a sistematização do processo. Ou seja, que ele aconteça sistematicamente, cotidianamente, rotineiramente dia a dia em suas vendas na internet.

Dicas e Técnicas de Controle de Estoque

Após algumas conceituações e alertas importantes, vamos para mais algumas dicas práticas de como gerir da melhor maneira o estoque da sua loja virtual. Acompanhe:

Escolha um Local Limpo e Organizado

A escolha do local onde você irá armazenar os seus produtos é muito importante. Este é o primeiro passo para uma boa gestão de estoque. Já imaginou ter um local todo bagunçado e sujo, onde você sequer será capaz de encontrar um produto que acabou de ser vendido? Pois é, tenho certeza que ninguém irá querer passar por isso.

Neste quesito a organização conta muito. Manter o local organizado te fará ganhar tempo e maior assertividade em várias tarefas que decorrem do seu estoque. Seja na identificação e separação de um produto que acaba de ser vendido até um inventário que precisa ser feito para a renovação do estoque.

Faça Inventários Constantemente

O inventário é basicamente a contagem do estoque. É identificar todos os produtos que você possui em sua loja, prontos para serem vendidos. Mas porque fazer um inventário é importante?

Bom, fazer inventários constantes, principalmente no início das atividades do seu negócio virtual, lhe trará informações muito importantes. A primeira delas é quais são os produtos que têm maior e menor saída.

Com essa informação você poderá identificar quais são os seus principais produtos vendidos e quais não tem uma saída tão boa, e assim considerar substituí-lo por outro produto.

Com inventários frequentes, também será possível determinar um estoque mínimo para seus produtos. Essa informação é extremamente estratégica, pois é o pesadelo de qualquer loja deixar um bom produto acabar e a demanda por ele em sua loja continuar. Você estará literalmente deixando de ganhar dinheiro.

PEPS e UEPS

São métodos de controle de estoque, o PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair) consiste no seguinte: o primeiro produto a entrar no estoque, será necessariamente o primeiro a sair. Normalmente é o método mais utilizado pelas empresas em geral.

Este método garantirá uma organização mais abrangente de cada produto, além de uma abordagem lógica e sistemática, onde os produtos mais antigos serão sempre os próximos a serem enviados aos clientes. Essa abordagem evitará que produtos que estejam no seu estoque há muito tempo sejam vendidos depois de produtos mais novos no estoque.

Já o UEPS (último a entrar, primeiro a sair), é basicamente o oposto do PEPS. O último produto a entrar será o primeiro a sair. Essa técnica não é muito utilizada no Brasil pelo fato de não ter validade para questões fiscais, visto que o cálculo do gera uma supervalorização dos produtos em estoque. Esse método é mais comum nos EUA e Alemanha e em processos fabris para a utilização contínua dos insumos mais novos para a fabricação de produtos.

Registro dos Fatos

Por fim, uma dica de ouro é o controle efetivo de todos os fatos que ocorrem dentro do seu estoque. Seja da entrada de novas mercadorias ou a saída de uma mercadoria que foi vendida, todos estes fatos devem ser registrados, anotados e posteriormente, ou em tempo real se possível, serem lançados em seus controles.

Como já dissemos, esses controles podem ser os mais diversos. Desde softwares específicos para controle de estoque ou mesmo planilhas em Excel, não importa. O relevante aqui é fazer o registro correto e tempestivo para que as decisões possam ser tomadas posteriormente.

Como Preparar a Logística para Iniciar as Vendas Online?

A gestão logística envolve todos os processos, desde a compra até a venda online do produto em sua loja virtual até que ele chegue nas mãos do cliente. Portanto, irá envolver desde a compra do produto, armazenagem, separação ou movimentação dos produtos no estoque, transporte e sua distribuição.

Dito isto, para iniciar esse processo, você deverá levar em consideração todas estas etapas. Como já nos debruçamos sobre os processos de compra e estoque, e todas as atividades que o envolvem, vamos nos deter no transporte e distribuição do produto até que ele chegue ao consumidor final.

Porém, antes de prosseguirmos, vamos elencar algumas questões sobre cada uma destas etapas, que são muito pertinentes para que você vislumbre todo o processo.

Compra: Quais serão os seus fornecedores? Como será feita a entrega dos produtos adquiridos? Quais os produtos e quantidade a serem compradas? Qual o prazo de entrega dos produtos?

Armazenagem: Onde os produtos serão armazenados? Qual ou quais as regras de classificação para armazenamento dos produtos? Qual o nível de estoque mínimo para cada produto?

Separação: Quais os processos para separação dos produtos após a sua venda? Quais as embalagens serão utilizadas para sua embalagem? Para onde encaminhar o produto após a embalagem?

Transporte: Qual o meio de transporte de entrega será utilizado? Utilizarei mais uma empresa para fazer o transporte do produto? Qual controle será empregado para verificação do recebimento do produto pelo cliente?

Quais aspectos a entrega dos produtos deve ter?

Uma das grandes distinções entre vendas online e offline é a forma de como fazer a entrega dos produtos vendidos. Esse processo de entrega de produtos é um dos pilares do e-commerce, e fazer esse processo bem feito impactará positivamente na experiência de compra do usuário.

Mas você sabe quais outras atividades devem ser levadas em consideração para a entrega dos produtos vendidos?

Embalagem

Todo produto que você irá comercializar deve ter uma embalagem própria e específica. A embalagem deve ser resistente para que seu produto chegue até o consumidor final em perfeito estado.

Empresa Responsável pela Entrega

Outro aspecto importante é a empresa responsável pela entrega dos seus produtos. Pode ser uma transportadora ou o próprio Correios. Isso irá depender de alguns aspectos como tipo do produto, tamanho, peso, prazo e valor do frete. Mas acima de tudo, ter um parceiro confiável nesse momento de entrega dos produtos é essencial.

Rastreamento do Produto

Ter a possibilidade de rastreabilidade do produto através de um código é indispensável. A disponibilização deste código ao consumidor torna a relação muito mais confiável, pois o usuário poderá ter todas as informações do envio de sua mercadoria na palma da mão.

Prazo de Entrega

Para que um planejamento logístico seja eficiente, deve estipular datas para a entrega dos produtos e acima de tudo cumpri-las. Portanto, certifique-se dos prazos estipulados e faça o impossível para os cumprir. Entregas realizadas dentro do prazo, geram uma relação de confiança entre a loja e o consumidor e assim, ele voltará a comprar em seu negócio.

Logística Reversa

Por fim, o planejamento da logística do seu e-commerce também deve estar preparado para o retorno de mercadorias. Chamamos esse processo de logística reversa, e basicamente é o envio da mercadoria do cliente de volta à sua loja virtual.

Isso pode acontecer por alguns motivos, desde a insatisfação do usuário com o produto, danos ao produto durante o transporte, e caso o produto não tenha servido no cliente, em casos de roupas, sapatos e afins.

Logo, também é preciso levar esse processo em consideração, pois o usuário deve ser atendido tão rápido quanto no momento da compra e todo o processo deve acontecer com o menor nível de burocracia possível.

Portanto, no momento da escolha da empresa para a entrega dos seus produtos, verifique se ela também oferece algum processo de logística reversa para casos como esse, e analise como é o processo. O conjunto da entrega e devolução das mercadorias deve pesar na escolha de qual é a melhor empresa.

Como Estruturar o Atendimento ao Cliente?

Ter uma boa estrutura e uma estratégia bem elaborada de atendimento ao cliente, será outro pilar do seu negócio. Através do atendimento ao cliente, se bem realizado, você estreitará sua relação com ele.

Entende-se por atendimento ao cliente toda e qualquer comunicação do usuário para com o comércio, e ela pode acontecer durante toda a jornada de compra. Pode anteceder ao fato da venda online, durante e posteriormente. Se dará através de dúvidas, sugestões, feedbacks ou qualquer tipo de comunicação.

Imagine que você queira comprar um produto, e tem alguma dúvida sobre como usá-lo ou de seu funcionamento. Você manda um e-mail para a loja e a resposta vem 3 dias depois. Como você se sentiria com essa situação?

O e-commerce é marcado pela tempestividade em grande parte dos processos que o envolvem, e nesse caso não é diferente. Caso a resposta e suporte ao cliente seja tardia, você certamente perderá esta venda.

Portanto, atender bem e com tempestividade será fator determinante para o fechamento de boas vendas na internet, além de fidelizar o cliente e fazer com que ele escolha comprar em seu negócio novamente.

Ferramentas para Atendimento ao Cliente

Para que você planeje uma boa estrutura de atendimento ao cliente, vamos te ajudar dando algumas dicas sobre ferramentas disponíveis.

Lembrando que você não precisa necessariamente escolher apenas uma das ferramentas que iremos indicar. Neste caso especificamente, quanto mais ferramentas você dispor para atender o seu cliente, melhor.

Porém, fique atento à qualidade do atendimento nessas ferramentas. Não adianta ter várias e atender de maneira péssima. Neste aspecto a qualidade é imprescindível.

Por se tratar de uma compra realizada no meio digital, normalmente o usuário gosta de formas distintas de ser atendido, por isso indicamos mais de uma ferramenta. Mas sempre lembrando de manter um alto padrão de qualidade nesses atendimentos.

E-mail

A primeira ferramenta é o bom e velho e-mail. Ferramenta já estabelecida há muito tempo no meio digital, e justamente por isso há grande adesão dos usuários por ela.

Crie um e-mail específico para receber os contatos dos seus clientes. Indicamos criar um e-mail profissional, com o nome da sua loja, para dar mais credibilidade ao cliente.

Telefone

Essa ferramenta não é muito comum no meio digital, porém alguns públicos se sentem mais confortáveis tendo uma pessoa respondendo seus questionamentos ali em tempo real.

Por ser uma ferramenta extremamente tempestiva e que precisa de respostas na hora, indicamos o telefone somente se você já tem uma grande estrutura e sua loja virtual já está estabelecida, além de ter uma equipe própria para executar este tipo de atendimento.

Chat/Redes Sociais

O chat é uma ótima ferramenta para atender às comunicações dos usuários que estão em sua loja virtual. Atualmente existem ótimos softwares que oferecem essa ferramenta de forma gratuita.

As redes sociais também podem funcionar como um canal de atendimento. WhatsApp, Instagram e Facebook todos possuem mensageiros on-line onde o usuário entra em contato para suas manifestações.

São uma boa alternativa pois todas elas não tem custo nenhum, e o WhatsApp dispõe de uma versão Business voltada especificamente para lojas atenderem seus clientes. Essa versão inclusive conta com recursos excelentes que o ajudarão a organizar melhor esses atendimentos.

Métricas Importantes para o Atendimento ao Cliente

Alguns requisitos e métricas são importantes para estruturar um bom atendimento ao cliente e, independente da ferramenta utilizada, você deve estipular esses parâmetros em todas elas.

Tempo de Resposta

Todo atendimento deve ser iniciado o mais breve possível. Não importa da plataforma utilizada, quanto mais rápido você responder ao usuário, maior será o seu nível de satisfação.

Assertividade na Resposta

Além de responder rápido, também é muito importante que você responda aos questionamentos do usuário da maneira mais assertiva possível.

Imagine seu cliente entrar em contato com uma dúvida sobre como utilizar um de seus produtos e você respondê-lo sobre o funcionamento de um produto que não é o que ele perguntou?

Pois então. Sua resposta deve ser extremamente precisa e clara, com linguagem simples e sem enrolação dando a devida atenção ao cliente.

Cuidado com a Ortografia e Tratamento com o Cliente

Você precisa ter grande cuidado com a forma como escreve ao seu cliente a com a maneira como o trata.

Na ortografia, jamais use abreviações ou gírias e sempre mantenha o uso formal da língua portuguesa. Manter o uso formal, não quer dizer que deva utilizar palavras difíceis e florear a escrita, significa simplesmente escrever as palavras na forma correta do português.

Já no tratamento com o cliente, seja sempre o mais educado, polido e prestativo quanto possível. Chamar o cliente de Sr. ou Sra. sempre demonstrará respeito além de transmitir confiança.

Como Começar a Vender Online? 

A primeira venda online é um marco importante para qualquer negócio virtual. Afinal é a concretização da principal meta de quem empreende, seja qual for o negócio. Alcançar esse objetivo te dará ânimo e forças para continuar a se esforçar para vender na internet cada vez mais.

Mas a grande questão que fica é: como fazer com que a primeira venda aconteça da maneira mais rápida possível? Por isso, iremos listar algumas ações que te ajudarão a fazer a primeira venda online do seu e-commerce, e assim atingir essa primeira conquista no seu negócio virtual.

Oferta

A primeira dica é uma boa oferta. Você precisará chamar a atenção do seu público, e para isso, nada mais simples do que uma boa oferta para conquistá-los. E para isso, é preciso conhecer bem os seus produtos para eleger um produto estrela, aquele produto que você irá fazer uma grande oferta que será irresistível ao cliente.

Essa grande oferta pode vir através de combos de venda também. Por exemplo, suponhamos que seu negócio seja de venda online de camisetas, e comercializa uma unidade dessas camisetas a R$ 50,00. Para essa oferta de inauguração, pode ser criada uma promoção na compra de 2 camisetas a um valor de R$ 90,00.

É claro que para isso, você deve conhecer bem os seus produtos e as margens que têm sobre cada um deles. Não se deve fazer esses tipos de promoção onde sua margem de lucro é pequena, principalmente no início do seu negócio. Caso contrário, isso prejudicará o seu faturamento.

Plataforma

A segunda dica é  o cuidado com a plataforma em que o cliente acessa a sua loja para efetuar a compra. Ela precisa ser muito intuitiva e pensada para fechar a venda online com o mínimo possível de cliques. O fluxo da compra precisa ser fluido e pensado para que o usuário dê o próximo passo o mais rápido possível.

Suponhamos que sua loja virtual seja de venda de sapatos, ao entrar na tela de um produto, já seja possível na primeira tela escolher o tamanho e cor, após isso um campo para consultar o CEP para cálculo de frete e logo em seguida um botão para colocar o produto no carrinho.

Um cuidado muito importante com esse processo é o layout do seu site para todas as versões disponíveis, tanto desktop como um bom layout pensado exclusivamente para o mobile. Hoje em dia muitas pessoas utilizam seus smartphones para compras, e ter um site com um design voltado para isso é crucial.

E uma última dica para identificar possíveis gargalos na sua plataforma é o Hotjar. O Hotjar é uma ferramenta que basicamente grava todo o processo de compra dos clientes em sua plataforma. Com ela, será possível observar cada passo, cada clique ou não clique do cliente em seu site e assim identificar possíveis falhas.

Esse tipo de informação possibilitará observar todo o fluxo que os clientes fazem para concluir uma compra em seu site, além dos clientes, que por algum motivo entram em seu site e não comprar, e assim trabalhar para melhorar e redesenhar esse fluxo, caso necessário.

Divulgação

A terceira dica é a divulgação da sua loja e dos produtos. E, se tratando de um negócio virtual, será indispensável que você divulgue seus produtos através das ferramentas disponíveis. Divulgar tornará sua primeira venda online bem mais rápida do que você imagina. E não somente a primeira, mas todas as vendas na internet que você eventualmente fará.

Para isso, será preciso entender o seu produto e a forma de consumo dos usuários. Existem basicamente maneiras de compras, as por necessidade e as por impulso.

A compra por necessidade é aquela em que o usuário já sabe o que quer comprar e irá procurar especificamente o produto que necessita. Por exemplo, um ferro de passar roupas, um martelo, uma lâmpada, etc. Dificilmente um usuário irá comprar algum desses itens por impulso, ele compra porque necessita dele.

Já a compra por impulso é justamente o oposto. São aquelas compras casuais da internet. Uma camiseta nova, um batom, um relógio, etc. O usuário está ali navegando na internet e se depara com um anúncio de algum desses produtos e acaba comprando por impulso.

Entender essa diferença é essencial para que você identifique na sua loja e dentre os seus produtos, qual a relação de compra do usuário com seu e-commerce e assim, divulgar no canal correto.

Melhores Canais para Impulsionar as Vendas

Para impulsionar as vendas, canais como o Facebook Ads, Instagram Ads, Google Display, entre outros. São as formas de divulgação mais eficazes para essas compras casuais, onde o usuário irá se deparar com os anúncios enquanto navegam nas redes sociais ou em algum site.

Já para compras por necessidade, o ideal são as divulgações através do Google AdWords, Google Shopping, Mercado Livre e Buscapé, por exemplo. As divulgações feitas através destas ferramentas trarão maior efeito para compras por necessidade, a qual o usuário irá pesquisar pelo produto que necessita em alguns desses buscadores.

Como Atrair Visitantes para a Loja Online?

Após fechar a sua primeira venda na internet, uma preocupação que você terá será a como atrair cada vez mais visitantes para sua loja virtual, afinal, sem público acessando sua plataforma de e-commerce é impossível fechar uma venda online.

Portanto, uma loja virtual sem visitantes é o mesmo que abrir um negócio num ponto físico em uma galeria que já está falindo em uma rua sem movimento algum. Como ninguém vê e nem sabe que seu negócio está ali, consequentemente você não fechará vendas online, e assim, será obrigado a fechar seu negócio.

Portanto, para consolidar seu e-commerce no meio virtual, será primordial para esse sucesso atrair clientes cada vez mais para sua loja. Esse trabalho deve ser feito de maneira constante e inteligente, utilizando as melhores ferramentas disponíveis, sejam elas pagas ou gratuitas.

E se tratando de formas pagas ou gratuitas de atrair clientes, é necessário sermos francos. Para atrair clientes de maneira massiva você precisará desembolsar uma grana. Mas pense nisso como um investimento para o seu negócio, pois com mais clientes visitando sua loja, maiores as chances de fechar vendas.

Formas de Atrair Visitantes

Para alavancar visitas e consequentemente vendas na internet para sua loja, vamos trazer aqui algumas dicas para você aplicar no seu negócio. Lembrando que você deve conhecer intimamente o seu negócio e principalmente seu público para analisar e aplicar as melhores formas e ferramentas para atração de visitantes. Confira na sequência:

Incentive a Primeira Compra

Uma ótima forma de atrair público ao seu e-commerce é incentivando a primeira compra dos usuários através de pequenos descontos. Isso irá atrair os clientes mais desconfiados além criar uma relação de confiança com eles e assim possibilitar vendas futuras.

Campanhas de Divulgação para Clientes que Indicam

Crie campanhas de incentivo para os clientes que já compraram da sua loja indicá-la à amigos. Pense em incentivos tanto para os clientes que indicaram, quanto para os que compraram através das indicações. Com isso, você irá fidelizar um cliente antigo e criará uma ótima relação de confiança com um novo cliente.

Abuse das Redes Sociais

Um grande aliado para a atração de novos visitantes ao seu negócio virtual são as redes sociais. É lá que se encontram milhões de pessoas todos os dias, gastando horas e horas compartilhando publicações, marcando amigos em comentários, vendo stories, participando de sorteios, etc.

Portanto, considere seriamente criar um perfil nas redes sociais para sua loja virtual, e através dele, crie estratégias para interagir com seu público e divulgar seus produtos.

Porém, antes de criar um perfil nas redes sociais, dedique um tempo considerável no planejamento da inserção da sua loja na rede.

Você precisará planejar alguns pontos importantes, como por exemplo: quais tipos de conteúdos serão postados? (imagens, vídeos, textos, lives), qual a periodicidade das postagens? (diário, semanal, quinzenal, mensal), quem criará os conteúdos? (você mesmo irá criá-los ou contratará um designer gráfico).

Participar de grupos em redes sociais com temáticas de vendas online dos produtos que você comercializa, também é uma ótima opção para atrair público para o seu negócio. Através desses grupos, é possível fazer postagens ofertando produtos e criando relações de confiança com o público ali presente.

Um ponto muito importante em qualquer rede social é a interação, portanto você deve cuidar desse aspecto no perfil da sua loja. Responda aos comentários dos usuários nas publicações, responda também às mensagens via direct e assim crie um ambiente e relação de confiança com o seu público.

Como Fazer Marketing para Vender na Internet?

Se você decidir que irá abrir um negócio no ambiente virtual, precisará necessariamente fazer marketing. O marketing bem planejado e executado será peça chave para o sucesso da sua loja virtual, e para isso, você deve, pelo menos, entender um pouco o que é marketing e algumas das principais estratégias voltadas para o e-commerce.

O marketing é a arte de vender produtos ou serviços, é se utilizar das mais variadas formas e ferramentas para atrair públicos e assim suprir as suas necessidades. Então, entender os conceitos e a importância do marketing o ajudará a alcançar sua independência financeira através da venda na internet.

E para te ajudar a dar os primeiros passos no marketing para o seu negócio, iremos listar abaixo algumas ferramentas e conceitos importantes para você abordar durante o planejamento do marketing do seu negócio virtual. Acompanhe abaixo:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia excelente para atrair público ao seu e-commerce e vender na internet. Ela consiste em gerar conteúdo relevante ao seu usuário na internet. Normalmente, está atrelada a produção de textos, vídeos, e-books, planilhas e materiais ricos em blogs de empresas.

Com esse tipo de estratégia, visa-se atrair público de maneira natural para o seu site, pois ele chegará até você através das próprias pesquisas feitas na internet. Além disso, o marketing de conteúdo fortalece sua marca na internet e gera autoridade sobre determinados temas.

Anúncios

Já comentamos um pouco aqui sobre anúncios, pois eles são uma das maneiras mais ágeis e baratas de fazer marketing no ambiente online atualmente. Fazer anúncios nas redes sociais e em buscadores da web não necessitam de altos investimentos iniciais e o retorno é certo para as vendas na internet.

Você sabia que 4,2 bilhões de pessoas no mundo estão ativas nas redes sociais atualmente? Isso representa 54% da população mundial. Justamente por números tão impressionantes, que as redes sociais dispõem de ferramentas para gerar anúncios em suas plataformas.

A grande vantagem desse tipo de marketing é o baixo valor de investimento comparado às mídias tradicionais como rádio e TV. Você pode começar com valores que caibam em seu orçamento e ir aumentando gradativamente conforme suas vendas na internet crescem.

Com a utilização dessas ferramentas de anúncios nas redes sociais, será possível direcionar os anúncios a públicos-alvo estabelecidos por você. Para exemplificar, é possível determinar a região, faixa-etária, escolaridade, dentre outros. Assim, os seus anúncios irão aparecer somente ao público pré-determinado.

Essa seleção de um público específico, te permitirá ser mais assertivo no anúncio, aumentando mais ainda a chance de converter esse anúncio em uma venda online, pois ele irá aparecer ao público certo.

E-mail Marketing

O e-mail é uma das primeiras e mais antigas criações da internet, e mesmo com o avanço das tecnologias ele jamais deixou de ser utilizado e até hoje tem a sua importância no meio digital.

E uma estratégia muito utilizada para o envio de promoções, textos sobre produtos ou curiosidades é o e-mail marketing. Por ele, você poderá criar uma longa e lucrativa relação com seus clientes. É através dele que você confirma uma venda na internet, envia a NF do produto, o código de rastreio, confirma o recebimento. Uma série de atividades pode ser feita através do e-mail, inclusive o marketing.

E pensando no e-mail como uma ferramenta de marketing é que foi construído o  e-mail marketing, que é basicamente utilizar-se da ferramenta de e-mail como um canal de marketing para divulgar seus produtos.

O e-mail marketing pode ser promocional, quando você está apresentando um produto ou uma promoção, uma newsletter, quando ter caráter informativo para divulgação de quaisquer informações maiores sobre seu negócio, ou transacional, quando o e-mail é enviado pelo cliente para sanar alguma dúvida, solicitando recuperação de senha e ainda para enviar as informações referente a uma compra realizada.

Como fidelizar clientes no pós-vendas?

Fidelizar clientes. Essas palavras serão mais um importante pilar para o sucesso da sua empreitada no meio digital. E assim como todos os outros aspectos que tratamos até aqui, necessitará de planejamento e desenvolvimento de estratégias eficientes.

O pós-venda é, de maneira geral, a arte de escutar seus clientes. Portanto, tenha cuidado para não focar somente em conquistar novos clientes e acabar se esquecendo de dar a devida atenção a quem já consumiu algum produto em sua loja.

E é nesse momento, que o pós-venda entra em ação, um conjunto de ações de marketing realizadas após a concretização de uma venda, a fim de colher os feedbacks dos usuários visando melhorar produtos e processos, e assim estreitar o relacionamento e fidelizar o contato com os seus clientes.

Vantagens do Pós-vendas

Além de aumentar o valor de vendas, o número de vendas do seu e-commerce e aumentar o tempo de retenção dos clientes, o pós venda traz uma série de outras vantagens para o seu negócio. Veja abaixo:

Redução no Número de Reclamações

Ao instituir um programa de pós-venda, você receberá constantes feedbacks dos usuários de seus produtos e de toda a jornada de compra em sua loja. Ao levar esses feedbacks com seriedade, você terá a oportunidade de melhorar todos os processos de venda online de sua loja, e assim, consequentemente diminuir reclamações.

Propaganda Gratuita

O cliente bem atendido e satisfeito com sua jornada de compra, torna-se um importante agente de marketing do seu negócio virtual. Através dele, será possível conquistar outros clientes por suas indicações. Lembre-se que a melhor propaganda é a mais efetiva é um cliente bem atendido e satisfeito que indica sua loja ou produto.

Agrega Valor a sua Marca

Imagine uma empresa que entra em contato com seu cliente após uma venda concretizada, querendo saber suas impressões sobre o produto e a sua experiência durante a jornada de compra? Que se preocupa com seu feedback e dá valor às suas impressões e opiniões?

Certamente essa empresa será lembrada por esse cliente. Portanto, fazer um pós atendimento sério, é o mínimo que sua empresa deve fazer, e ao fazê-lo, sua marca ganhará o respeito dos seus clientes, e assim, te possibilitará conquistar muitos outros clientes e aumentar seus lucros.

Retenção de Clientes

Ter uma relação duradoura com seus clientes deve ser um objetivo e estar nas ações de planejamento do seu e-commerce. Ter clientes que confiam em sua marca e escolhem fazer compras na sua loja ao invés do concorrente é um ótimo sinal de que sua loja oferece um bom produto e atendimento.

Então, não seja um “acumulador de clientes”, que se preocupa somente em vender na internet para novos clientes sem dar a devida importância para quem já comprou no seu negócio. Quanto mais satisfeito o cliente estiver com a jornada de compra em sua loja virtual, mais vezes ele irá comprar contigo.

E uma das ótimas maneiras de reter esse cliente, pode ser através do pós-venda. Dando ouvidos ao que ele tem a dizer e colocar em prática as sugestões por ele apontadas.

Diferencial Competitivo

Um dos motivos do porquê dar tanta ênfase ao pós-venda, é pelo fato de que ele é tão pouco e tão mal trabalhado nas empresas atualmente, que esse tipo de ação se tornará um enorme diferencial competitivo para o seu e-commerce.

Sejamos sinceros, não se vê muito por aí empresas que estejam interessadas em disponibilizar canais para ouvir seu cliente após uma venda realizada. Normalmente as empresas mantêm todo o seu foco em vender, vender e vender. Depois da venda realizada, tchau cliente!

Por isso, ao elaborar um programa sério de pós-venda em sua loja virtual, você ganhará mais um diferencial em relação aos seus concorrentes. E assim, sua marca será lembrada por que comprou de você e se sentiu importante ao ser ouvido.

Seu produto pode até ser mais caro em relação aos seus concorrentes, mas o cliente ainda sim colocará na balança a experiência anterior que teve, além de ter sua voz ouvida por um bom programa de pós-venda.

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce.*

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