Legislação & Tributação

Declaração do IR 2018 com Certificado Digital

13 de Abril de 2018

Declaração do IR 2018 com Certificado Digital

Em pleno período de entrega das declarações de Imposto de Renda, os contribuintes brasileiros devem estar atentos a algumas mudanças estabelecidas este ano pela Receita Federal. Diante das mudanças, e do maior número de detalhes exigidos nas declarações, especialistas recomendam que os contribuintes utilizem certificados digitais para fazer o acompanhamento de suas declarações.

No programa deste ano, o novo design torna mais fácil localizar as abas de declaração nos campos bens, direitos, rendimentos etc. Outra mudança foi realizada na declaração de bens. A partir deste ano, o contribuinte terá que informar detalhes dos bens declarados, tais como data de aquisição, área do imóvel e inscrição no IPTU.

Também mudou a alíquota efetiva do Imposto de Renda, que é área onde o programa mostra a relação entre o imposto devido e o total de rendimentos tributáveis.

A recuperação dos nomes diretamente pelo sistema também ficou mais fácil. Agora o programa importa automaticamente os nomes de declarações anteriores ou de outros campos.

Certificado digital

O uso do eCPF (Certificado Digital Pessoa Física) para o envio da declaração facilita para que o contribuinte não se perca em tantos detalhes

Além disso, o uso do certificado digital também possibilita o acompanhamento em tempo real da declaração, desde o processo de entrega até a restituição

O prazo para fazer a declaração vai até o dia 30 de abril.

Fonte: Valid Certificadora