Representatividade

Não dá para aceitar mais impostos

10 de maio de 2018

Não dá para aceitar mais impostos

Sindilojas-SP apoia a mobilização nacional contra o aumento do PIS/COFINS

O Governo quer unificar o PIS e a COFINS, e colocar as empresas com faturamento acima de R$4,8 milhões para o regime não cumulativo (de créditos e débitos), ou seja, essas empresas que hoje pagam uma alíquota de 3,65% sobre o faturamento, serão migradas para a alíquota de 9,25%, podendo compensar créditos de insumos adquiridos.

Como o setor de serviços é intensivo em mão de obra (que não pode ser compensada), a alíquota final fica bem maior. Em diversos setores de serviços, o crescimento do custo deste imposto aumenta mais de 100%.

Estamos falando de todo um setor essencial para a economia e que gera mais de 21 milhões de empregos diretos. Abrange os setores de asseio e conservação, comunicação social, construção civil, construção pesada, educação, hotelaria, internet, saúde, segurança privada, teleatendimento, telecomunicações, transportes, e serviços, que juntos somam a maior participação no produto e no emprego no Brasil.

A Mobilização Nacional Contra a Reforma do PIS/COFINS foi criada para defender os interesses do consumidor e a produtividade brasileira. Ela é integrada atualmente por associações comerciais e representantes dos setores de asseio e conservação, construção civil, construção pesada, educação, hotelaria, internet, saúde, segurança privada, teleatendimento, telecomunicações, transportes e serviços. A ideia é mobilizar nacionalmente os setores econômicos envolvidos, para debater o impacto na produtividade e no emprego formal, e o consequente aumento de preços que virão com a mudança do PIS/COFINS.

O que é a mobilização?

A Mobilização Nacional está acontecendo desde 2016, quando as lideranças se reuniram em São Paulo no dia 25 de agosto e entregaram no dia 23 de setembro ao presidente da Câmara dos Deputados, um manifesto esclarecendo os impactos na economia que a mudança do PIS/COFINS pode causar.

Mais de 1,8 milhão de estabelecimentos, que hoje pagam uma alíquota de 3,65% sobre a receita, terão de migrar para a alíquota de 9,25%. O aumento previsto é de aproximadamente R$ 50 bilhões de carga tributária.

Essas empresas são responsáveis por 21 milhões de empregos, que serão penalizadas justamente em um momento em que o país não está crescendo e precisa gerar mais postos de trabalho. A mudança vai gerar em média 4,3% de aumento nos preços, o que pressiona ainda mais o cenário de inflação no Brasil, pesando diretamente no bolso do consumidor.

Justamente em um momento de estagnação econômica, todo aumento de custos para as empresas afeta diretamente o bolso do consumidor. E o Sindilojas-SP apoia essa mobilização, pois de uma coisa temos certeza, não dá para aceitar mais impostos.

Saiba mais sobre a campanha.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?