Legislação & Tributação

Notas com carimbo não perdem a validade

4 de maio de 2018
Banco Central informou que as notas com ‘Lula livre’ não perdem a validade

Circula nas redes sociais e, principalmente, em grupos de Whatsapp a informação de que o Banco Central teria proibido a rede bancária de receber cédulas com o carimbo ‘Lula livre’. A informação é FALSA e o órgão afirmou que as notas com carimbo devem ser aceitas como qualquer outra.

O Sindilojas-SP orienta aos comerciantes da cidade de São Paulo que, caso recebam alguma nota com o citado carimbo, as aceite, mesmo sem obrigação.

Sobre as notas carimbadas

Desde  a prisão do ex-presidente Lula no último 7 de abril, alguns apoiadores têm carimbado ou mesmo escrito em cédulas de dinheiro a mensagem “Lula livre”, como uma forma de militância

Em nota, o Banco Central (BC) esclareceu que, ao contrário do que foi divulgado, as notas não perdem o valor. “Cédulas com rabiscos, símbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária. As notas descaracterizadas apresentadas na rede bancária serão recolhidas ao Banco Central para destruição”, diz o texto.

A nota do BC informa ainda que o comércio não é obrigado a aceitar as notas, mas os bancos são.

A imagem é uma reprodução da internet.
×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?