Pages Menu
Facebook
Categories Menu

Posted on 06/01/16 in Palavra do Presidente

2016: o ano da reinvenção do varejo brasileiro?

EDITORIALApesar das previsões um tanto conservadoras para o ano que inicia – conciliadas ao péssimo humor do atual mercado – ouso arriscar aqui uma perspectiva deveras positiva para este recém-nascido 2016. Isso mesmo, leitor: POSITIVA. Esqueçamos por um momento de todas as análises pessimistas que nos vieram ao conhecimento no decorrer de 2015 e foquemos um pouco em tudo aquilo que pretendemos conquistar este ano. Mais vendas? Menos custos operacionais? Expansão dos negócios? O que você realmente quer para este ano, leitor? Em que condições quer chegar no próximo dezembro?

Projeções são importantes, seja no âmbito profissional como no pessoal. Mas o processo de estabelecer metas, sustentar focos e avaliar as melhores opções de investimento está longe de ser algo simples ou de fácil aplicação prática, concordo. Ainda mais em tempos de crise, essa infeliz que insiste em nos assolar. Verdade seja dita, 2016 ainda não será o ano de recuperação econômica para o nosso país. Não mesmo. O rombo gerado pelos altíssimos prejuízos sofridos nos últimos dois anos está longe de ser sanado. Segundo especialistas, o brasileiro apenas usufruirá uma economia equilibrada daqui a dois anos, se não três. Avaliações técnicas. O leitor deve estar se perguntando: onde está a perspectiva positiva sugerida no início deste espaço?

Está na possibilidade de tornarmos 2016 no ano da inovação, da capacidade de se reinventar diante dos mesmos percalços enfrentados até então. O momento nos exige esse esforço. Se não quiser repetir o mesmo desempenho e amargar os mesmos resultados de 2015, então, faça diferente. Ouse com bom senso. Arrisque com prudência. Mas, acima de tudo, acredite na possibilidade de transformação. Eu acredito.

Hora de fazer valer qualquer tentativa de inovar e, de algum modo, mudar o panorama, não acha?

Um ótimo 2016. empresário.

Ruy Pedro de Moraes Nazarian
Presidente do Sindilojas-SP