Mercado

Vista seu comércio de verde e amarelo

4 de maio de 2018

Vista seu comércio de verde e amarelo

A 21ª edição da Copa do Mundo acontece agora em 2018 e o país-sede será, pela primeira vez, a Rússia. O jogo de abertura do campeonato está marcado para o dia 14 de junho, no Estádio Luzhniki, em Moscou. Mas, os preparativos para lucrar com o evento esportivo devem começar muito antes aqui no Brasil, o país do futebol.

Durante cerca de 30 dias a rotina dos brasileiros se altera e o foco é a televisão e, claro, muita torcida pela seleção canarinho. Se, por um lado, muitos comerciantes estão aflitos com a possível queda nas vendas que o campeonato pode causar, outros sabem que essa é a oportunidade perfeita para focarem no verde e amarelo e aumentarem seus lucros.

Vestuário, variedades, móveis, bijoux, cosméticos ou pet shop? Seja qual for o seu segmento, saiba que todos podem lucrar com esse nicho.

As cores da bandeira

Verde, amarelo, azul e branco vão dominar as decorações temáticas ou simplesmente acrescentarem um toque de brasilidade às ambientações e vitrines. Falando em vitrine, já dissemos em outras edições da Revista Sindilojas-SP sobre a importância desse item para o varejo. Portanto, capriche nesse aspecto do seu negócio, levando em conta a fórmula de um terço (1/3), conforme orienta Endrigo Pontes, da Vitrail, empresa de visual merchandising. “Divida o espaço da vitrine em três partes, sendo uma para os produtos, outra para a cenografia ou sinalização do tema e a terceira para os espaços vazios. Ter áreas vazias, ou espaços de respiros, contribui para uma melhor percepção do cliente ao que está sendo vendido e comunicado”.

O investimento não precisa – e talvez nem deva – ser alto. Alie criatividade, inspiração, materiais alternativos e texturas diferentes para compor o “ambiente de copa” do seu negócio.

Bandeira Russa

É claro que os olhos e corações estarão voltados para a seleção brasileira, mas que tal despertar a curiosidade dos seus clientes mostrando um pouquinho sobre o país que vai hospedar a Copa? Separamos aqui 10 curiosidades sobre a Rússia para inspirar nossos leitores:

1 – Tamanho – A Rússia possui 17 milhões de Km2 e é o maior país do mundo

2 – Frio – O inverno por lá é realmente gelado e as temperaturas atingem facilmente -40 C

3 – Língua – Mais de 100 idiomas são falados na região

4 – Escrita – Os russos não utilizam o alfabeto latino, mas sim o cirílico

5 – Natal – A data segue os preceitos da Igreja Ortodoxa Russa e é comemorada em 07 de janeiro

6 – Bebida – A Rússia é a maior produtora e consumidora de Vodka do mundo

7 – Ferrovia – O país possui a maior rota de trens do mundo

8 – Água – Apenas um lago, o Baikal, é responsável por 20% da água doce do planeta

9 – Rede Social – Que Facebook que nada! O sucesso na Rússia é o VKontakte, um tipo de Orkut regional

10 – Hora – A dimensão continental é tão ampla que o país possui 11 fusos-horários diferentes


Gol contra

Como a copa é um evento sazonal, que só ocorre com o intervalo de 4 anos, estoque encalhado após o término do campeonato é sinônimo de prejuízo. Por isso, seja otimista, mas na medida certa. Planeje com antecedência o seu mix de produtos e sua capacidade de entrega, lembrando que os picos de venda se dão no dia anterior e na própria data do jogo.

 

Leia também nossas dicas para aumentar o faturamento no Dia das Mães

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?