Reabertura do comércio com extrema urgência dia 11
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP) solicita aos governos municipal e estadual a reabertura do comércio na cidade de São Paulo no próximo dia 11 de maio, medida de extrema urgência para a salvaçao das empresas do comércio lojista, que estão com seus estabelecimentos parados desde o dia 20 de março passado, e com muitas dificuldades para cumprir compromissos financeiros de toda ordem.
A entidade entende que esta medida deve estar alinhada a compromissos das empresas e aos esforços para a preservação da saúde dos empregados, consumidores e público em geral, dessa forma, tomou a liberdade de encaminhar sugestões já divulgadas para as empresas filiadas e que se baseiam nos protocolos dos orgãos de saúde, que visam a segurança e o bem estar de todos os envolvidos nas operações do comércio lojista.
1 – Medidas de prevenção e controle
Alinhamento e acompanhamento junto ao Governo Estadual e Municipal, referente a previsão de retorno do comércio, se possível com antecedência.
Revisão de escala mínima de funcionários, de forma a evitar aglomeração dentro das lojas. Evitar atividades promocionais que possam causar aglomeração.
Manter a comunicação clara e eficiente com funcionários e clientes.
Limitação de entrada de pessoas com 50% (cinquenta por cento) de capacidade de público do estabelecimento, podendo estes estabelecer regras restritivas.
Controle de acesso e marcação de lugares reservados aos clientes, bem como, o controle da área externa dos estabelecimentos, respeitadas as boas práticas e distância mínima de 2,0m (dois metros) entre cada pessoa.
Priorização do afastamento sem prejuízo de salários, de empregados pertecentes aos grupos de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 (sessenta) anos , hipertensos, diabéticos e gestantes.
Priorização dos trabalhos remotos para os setores administrativos.
2 – Empresas do comércio quando retomar às atividades (empresários, colaboradores e consumidores)
Disponibilização de materiais de proteção, máscaras para todos os funcionários que estiverem na linha de frente do atendimento.
Adoção de medidas internas, especialmente aquelas relacionadas à saúde no trabalho, necessários para evitar a transmissão do novo Coronavírus.
Adotar medidas internas, fazendo campanhas entre funcionários e os instruindo à higienização das mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas que devem ser adotadas ao tossir e espirrar).
Evitar o contato físico com o cliente, evitando aperto de mãos, abraços e beijos.
Evitar o compartilhamento de objetos, alimentos e bebidas.
Realizar a limpeza e desinfecção de objetos e superficíes que são tocadas com frequência, utilizando água e sabão ou friccionar com álcool 70%, como corrimões, maçanetas, máquinas de cartão de crédito, teclados de computadores.
Evitar que os empregados dos grupos mais vulneráveis (pessoas acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos, com doença arterial coroniana ou doenças pulmonares) realizem viagens a trabalho.
Desenvolver um plano de contingência para a sua empresa, levando em consideração: quais medidas os empregados devem adotar se existirem entre eles casos suspeito ou provável de infecção do vírus, qual fluxo será adotado pela empresa em cada um dos casos de suspeita ou confirmação da contaminação.
3 – Sugestões para vendas à distância
Priorizar venda por App, venda autonôma, cliente pega o produto e paga sem acesso a outras pessoas. Modelo Brasil: Pão de Açúcar.
Ship From Store – É o processo de atendimento que transforma a loja física em um ponto de distribuição, utilizando o estoque local para atender as vendas online.
Vendedores Social Selling (venda social) – Significa utilizar as redes sociais como, Facebook, Instagram e Linkedin para gerar relacionamento e venda com os potenciais clientes.
4 – Setor Lojista
Limitação de acessos às lojas, com controle do número de entradas;
Disponibilização de pontos com dispensadores de álcool em gel;
Utilização de canas online para atender aos clientes com movimentação restringida;
Se possível isolar áreas dos estabelecimentos para facilitar o controle da operação e reduzir custos;
Disponibilizar produtos e tecnologias para a higienização e desinfecção dos sapatos na entrada do estabelecimento;
Evitar atividades promocionais que possam causar aglomerações;
Vetar o uso de sacos reutilizáveis;
Implantação, quando possível, de corredores de uma só via para coordenador o fluxo de clientes na loja;
Evitar aglomerações nos caixas e sinalizar o distanciamento necessário;
Não oferecer serviços e amenidades adicionais que retardam a saída do consumidor do estabelecimento, como oferecer café, poltronas para espera, áreas infantis, etc.;
Dispor de comunicados que instruam os compradores e funcionários sobre as normas de proteção que estão em vigência no estabelecimento.
5 – Shoppings Centers e Praças de Comércio
Criação de comitês multidisciplinares para elaboração de planos de reabertura, envolvendo todas as áreas do shopping;
Elaborar campanhas de comunicação que transmitam segurança de forma efetiva e eficaz para os lojistas e consumidores;
Estruturar campanhas internas e externas de prevençao à Covid-19, e informar sobre as mudanças de horário que podem ocorrer nesse período;
Manter uma comunicação clara e eficiente com seus funcionários, lojistas e clientes;
Divulgar circular entre lojistas, com orientações para que implementem distanciamento social dentro dos estabelecimentos;
Áreas comuns: Aplicar comunicados de prevenção à Covid-19 em elevadores de carga e sociais; manter distanciamento físico mínimo seguro entre cada cliente e/ou funcionário sem filas de estacionamento, bancos, lotéricas e caixas eletrônicos, entre outros, demarcando o piso com adesivos; Delimitar mesas e bancos que podem ser usados, respeitando o distanciamento, inclusive em elevadores; garantir uma distância mínima segura entre os usuários nas praças de alimentação.
Sanitários: Manter controle de quantidade de pessoas, respeitando as regras de saúde; manter as portas dos sanitários prioritariamente abertas para beneficiar a ventilação.
Estacionamentos: Ajustar a mensagem eletrônica nas cancelas sobre a importância do cuidado e atenção às medidas de saúde para combater a Covid-19; Reforçar a higienização nas cancelas e nos equipamentos de entradas de veículos; Evitar a operação de valet nessa fase; disponibilizar máscaras e demais itens de proteção para os atendentes de caixas para pagamento do estacionamento, procurando manter somente um operador nessa função.
Cinemas e espaços destinados à recreação: Manter fechados, dependendo de decretos para reabertura.
A equipe do Sindilojas-SP está atuando presencialmente das 10h às 16h, via agendamento prévio e seguindo as orientações de higiene e prevenção, e de maneira digital está à disposição para esclarecimentos e orientações pelo FALE CONOSCO das 8h30 às 17h30 ou WhatsAPP 11 2858.8402 das 10h às 16h.