4 ferramentas de prospecção que contribuirão para seu crescimento
Estamos atravessando a fase mais restritiva do Plano São Paulo, a emergencial. Para auxiliar o lojista, trouxemos mais um artigo para ajudar nas vendas on-line.
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4 ferramentas de prospecção que contribuirão para seu crescimento
Quer gerar novas oportunidades de vendas e criar um bom relacionamento com sua lead? Entenda como, neste artigo sobre ferramentas de prospecção.
Com a transformação digital, empresas de vários segmentos tiveram a chance de modificar o gerenciamento de tarefas por meio de um sistema que traz facilidade e agilidade ao dia a dia. Tal realidade resultou no crescimento da curiosidade do profissional de vendas em descobrir novas ferramentas de prospecção, que facilitem o processo de captação de leads.
As campanhas de marketing realizadas em ambientes digitais dão as oportunidades de uma marca aumentar o alcance no mercado e ganhar mais admiradores. No entanto, isso só acontece quando o time tem um bom comprometimento no trabalho em equipe e faz uso correto de estratégias que ajudam a corporação a crescer de forma exponencial.
Continue conosco até o final deste artigo e veja alguns exemplos de ferramentas que ajudarão você a conseguir outros clientes potenciais e manter um bom relacionamento com eles. Tenha uma boa leitura!
A importância da tecnologia nos negócios
Com intuito de lidar com todas as exigências do consumidor atual, diversas empresas perceberam que investir em tecnologia é uma ação que permitirá a permanência delas no mercado em que se encontram, com uma grande competitividade nos dias de hoje. Logo, é interessante diferenciar-se e oferecer soluções práticas com a intenção de gerar atração.
Os consumidores da nova geração lidam muito bem com as novas tecnologias: leitura de QR code, uso de óculos de realidade aumentada para conhecer hotéis em feiras destinadas a esse segmento, pesquisas de produtos realizadas por meio de um comando de voz, entre outras maneiras de analisar uma compra com foco em uma posterior tomada de decisão.
Trabalhar essas tendências deixou de ser uma opção e tornou-se uma obrigação. Não só pelo fato de conquistar ou fidelizar clientes, mas pelos benefícios que certos softwares trazem para dentro de um ambiente corporativo. Entre eles, podemos citar as ferramentas de prospecção, que são táticas que ajudam sua empresa a enxergar oportunidades de vendas e dar início ao processo de conversão.
As principais ferramentas de prospecção
Os clientes são os ativos principais de uma empresa. Todo negócio depende da existência deles para crescer e maximizar a marca no mercado. Hoje em dia, existem ferramentas de prospecção que facilitam esse processo de conquista. No entanto, é necessário que o profissional saiba segmentar essa venda de uma maneira estratégica.
O método de abordagem escolhido deve ser levado em consideração antes de ser colocado em prática. Afinal, o intuito é que o usuário tenha uma boa experiência com sua corporação a cada contato que ele fizer com ela. Veja, a seguir, exemplos de algumas ferramentas e de que modo é possível trabalhar com elas.
LinkedIn que auxilia no outbound
O outbound marketing é uma técnica usada na prospecção de clientes que já foi adotada por muitas empresas especializadas em vendas. Diferentemente do inbound, esse processo faz uma oferta direta aos usuários que possuem as características do público-alvo que sua empresa deseja atingir. Ela pode ser muito bem trabalha por meio do Linkedin.
Essa é uma rede social totalmente focada para negócios. Diversas corporações têm perfis por lá, e ela é ótima na captação de leads, tanto no mercado B2B quanto no B2C. O segredo é você saber desenvolver um bom relacionamento com a pessoa, mostrar-se prestativo e agir como facilitador, propondo soluções e apresentando o diferencial dos seus serviços.
Ferramentas de automação
Entre as opções de ferramentas de prospecção, é necessário que você escolha aquela que possibilite a automação dos processos que fazem parte da sua técnica de vendas e também do seu método de abordagem que conquistará o consumidor. Eles podem estar ligados ao seu departamento ou integrados ao setor de marketing.
Por exemplo, com e-mail marketing, é possível criar campanhas de divulgação de produtos ou fazer um fluxo de nutrição com a ajuda de envios de materiais ricos que sua empresa produz, a fim de conquistar leads, sejam e-books, informes de newsletter ou outra forma de produção de conteúdo.
Automatizar essas tarefas tornará sua rotina mais prática e fará com que sua equipe tenha melhores retornos quanto à receptividade das mensagens enviadas. Esse mecanismo facilita troca de informações comerciais, os departamentos ficaram mais alinhados e farão uma melhor classificação daqueles que estão preparados a receber uma oferta.
Sistema de CRM
Além de conquistar clientes, sua empresa precisa saber como é possível mantê-los. Afinal, o crescimento da sua companhia depende muito da autoridade que ela conquista ao longo das relações construídas com os consumidores. É nesse momento que a presença de um sistema CRM torna-se tão necessária na sua gestão.
Administrar a nova clientela e o público de longa data é uma tarefa que deve fazer parte da sua rotina diária. Por meio de métricas, sua equipe poderá criar oportunidades de vendas, melhorar o contato com essas pessoas e sempre ficar por dentro de tendências que, com certeza, chamarão a atenção deles e agregarão valor à sua marca.
Ferramentas que otimizem a jornada do lead
O funil de vendas é o mecanismo usado para segmentar um processo inbound e fazer com que um lead chegue até o fundo com a intenção de compra já definida. Além de ser uma das ferramentas de prospecção, ela é uma ótima maneira de classificar sua produção de conteúdo e prepará-la até o momento de informar ao setor de vendas que ela é um cliente potencial.
É interessante que você escolha uma ferramenta que agregue todas as funcionalidades. Pois, ao iniciar o primeiro contato, sua equipe já tem a oportunidade de pôr em prática as táticas que possibilitam que ele passe por cada etapa e faça com que enxergue as vantagens que seus produtos e serviços oferecem para suprir uma necessidade ou problema.
Neste artigo, você conheceu algumas ferramentas de prospecção que ajudarão sua empresa a crescer e criar um bom relacionamento com seus leads. Logo, não se esqueça desses aspectos apresentados ao longo do texto e opte por aquele que melhor combinará com sua estratégia.
Esse conteúdo foi gerado pela E-GOI, parceira do Sindilojas-SP