Gestão

Conheça 10 termos do marketing digital que todo mundo fala

28 de janeiro de 2021

Conheça 10 termos do marketing digital que todo mundo fala


2020 foi o ano que o comércio digital explodiu. Uma pesquisa do perfil do e-commerce brasileiro, realizada pelo Paypal Brasil em parceria com a Big Data Corp, aponta que o e-commerce bateu um recorde em 2020, totalizando mais de 1,3 milhão de lojas online, e alcançando um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano.

Comércio virtual é representado pelo Sindilojas-SP

Junto a essa nova realidade, vieram também alguns termos de marketing que muitos falam, mas nem todos entendem. O empreendedor digital Alex Vargas listou alguns termos importantes que envolvem o marketing digital. Confira:

 

  1. Público-alvo: se o e-commerce já existe é preciso partir do pressuposto que ele precisa ter um público-alvo para determinar as ofertas dele e o nicho que está inserido. “A determinação do nicho é fundamental para criar um passo a passo do e-commerce. É preciso definir se vai vender produtos relacionados a saúde, moda, decoração ou outros. Além disso, é fundamental saber com quem você fala. O e-commerce pequeno deve focar em um nicho específico, porque fica mais difícil concorrer com os grandes que oferecem diversos produtos e fazem grandes investimentos em ações de marketing e publicidade”, explica.

 

  1. Marketing de relacionamento: um dos principais pontos para conseguir mais engajamento é criar uma relação de confiança com o consumidor para que ele compre da marca e seja fiel a ela. “Hoje em dia, é ainda mais essencial para quem busca impulsionar suas vendas, direcionar as ações para os clientes, fazendo com que eles se sintam valorizados. Isso pode ser feito informando o cliente de ofertas e descontos, criando programas de fidelidade, realizando pesquisa de satisfação e até mesmo investindo em um serviço de atendimento ao cliente. Essa é a base do marketing de relacionamento e também uma forma de manter seus clientes satisfeitos e encontrar novos públicos”, entende o especialista.

 

  1. Marketing de conteúdo: o principal objetivo dessa estratégia é criar e divulgar conteúdos para o público-alvo da empresa, fazendo com que os clientes criem uma identificação com a marca. “Acredito que o principal ponto é montar um conteúdo que tenha consistência, seja em qual for a plataforma utilizada. Essa também é uma maneira de mostrar ao Google que o site tem um conteúdo bom e que atrai o cliente. Além disso, essa estratégia gera valor e aumenta o engajamento da audiência, e também facilita a segmentação da audiência, já que é justamente quando pode se referir ao seu público-alvo de forma personalizada”, complementa.

 

  1. Remarketing: essa é uma outra poderosa estratégia de anúncios que, em alguns momentos, não recebe o crédito merecido. “O remarketing basicamente se baseia em criar anúncios para quem já teve contato com alguma oferta da loja. Se alguém visita a página de um produto, os anúncios de remarketing “vão seguir” a pessoa, onde quer que ela vá na internet. Unindo todos esses pontos é possível ter uma estratégia de marketing digital e de conteúdo que ajude a alavancar seu negócio. Essa é uma forma de ajudar a alavancar as suas vendas e alcançar aquele público que já demonstrou interesse em seu produto ou serviço”, diz o especialista.

 

  1. Facebook Ads e Google Ads: essa é uma forma de fazer publicidade online direcionada aos visitantes do seu site. É normal que os visitantes não comprem produtos na primeira visita ao site, então essa é uma ótima opção para exibir produtos visualizados recentemente em forma de patrocínio dentro da rede social. “Quando as pessoas optam por criar campanhas de remarketing, é importante levar em consideração os produtos que têm mais destaque no site. Dessa forma, é mais fácil saber os principais interesses dos usuários, além de aumentar as chances de obter boas taxas de conversão. Também é uma maneira de atingir de forma específica não somente quem já visitou o site, mas também pessoas que procuram por produtos relacionados ao que a pessoa vende”, explica Vargas.

 

  1. Afiliado de plataformas: outra alternativa para quem não quer precisar de produtos para vender e nem de qualquer tipo de investimento, é preciso apenas entrar em plataformas como Hotmart e Eduzz e se afiliar aos ítens que estão disponíveis gratuitamente. “Com isso, é preciso iniciar a divulgação dos produtos e ganhar uma comissão por cada venda. As comissões variam entre 40% até 70% de cada produto, então são valores bem altos. Na Hotmart, por exemplo, se a pessoa se afilia e começa a vender um produto de R$500 reais, há chances dela ganhar até R$300 reais em cima dele. Ser um afiliado é uma das melhores formas de começar do zero para ter uma renda extra”, acredita.

 

  1. Produtor digital: nas mesmas plataformas para ser um afiliado, também existe a opção de ser um produtor. “Neste caso, se o interessado tem algum conhecimento e gostaria de compartilhar, poderá criar produtos digitais como e-books, palestras, cursos e vender na plataforma, podendo assim ganhar uma renda extra em cima. Nessas plataformas, há produtos de todos os tipos. Com base nos seus conhecimentos, você pode criar um produto digital e vender para quem tiver interesse. Ser um produtor é uma forma legal de se trabalhar, já que torna-se possível falar sobre algo que gosta, gerando grandes retornos financeiros”, complementa.

 

  1. Dropshipping: essa também é uma ótima estratégia para quem deseja trabalhar com vendas, mas não quer precisar de estoque. “Quando um consumidor for comprar algum produto oferecido na loja virtual, o trabalho será apenas avisar o seu fornecedor do pedido que recebeu e ele mesmo irá enviar direto para quem comprou. Existem pessoas que não acreditam muito nessa forma de ganhar dinheiro, mas funciona bastante. Se o fornecedor vende o produto por certo preço, você irá vender por um valor um pouco maior e irá ganhar dinheiro somente por essa intermediação. Existem pessoas que ganham muito dinheiro trabalhando dessa forma, é realmente válido tentar”, defende Vargas.

 

  1. Técnicas de SEO: para atrair consumidores de forma orgânica, a melhor estratégia é o tráfego orgânico gerado pelo Google que pode ser conquistado implementando boas estratégias de SEO (Search Engine Optimization). “Uma das melhores formas de trabalhar é com o chamado “SEO On Page”, em que são trabalhadas técnicas dentro do próprio site para melhorá-lo e atrair mais buscas. As técnicas devem ser aplicadas nos sites ou conteúdos para ajudá-los a ficarem melhor posicionados, e assim, os sites começam a receber mais tráfego e, consequentemente, têm mais chances de aparecer na primeira página de buscas do Google”, explica.

 

  1. Linkagem externa: uma das principais técnicas de SEO, a estratégia de linkagem externa funciona de forma que outros sites apontam para o seu site e conteúdo por meio de links. “Para que isso aconteça, o mais necessário é criar um bom conteúdo para que outras pessoas referenciam o seu texto ou site quando falarem sobre determinado assunto. Parcerias com outros sites também podem ser uma boa opção. Essa linkagem externa ajuda a mostrar ao Google que o site é bom e a receber mais cliques, aumentando o rankeamento nas buscas”, conclui o especialista.

 

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?