estabilidade
Consultoria jurídica e contábil

Estabilidade provisória impede cumprimento de aviso prévio

17 de junho de 2021

O empregador não pode comunicar o aviso prévio ao empregado quando ele está em gozo de estabilidade provisória no emprego.

Instrução Normativa SRT n° 15/10

O artigo 19 da referida Instrução Normativa, estabelece que é inválida a comunicação do aviso prévio na fluência de garantia de emprego. A Súmula nº 348 do TST estabelece mesmo sentido, ante a incompatibilidade dos dois institutos.

Caso o empregador opte pela dispensa do empregado, deverá reverter a estabilidade provisória em indenização, conforme previsão contida na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria (solicite a íntegra da CCT aqui), com reflexo em férias integrais e proporcionais acrescidas do terço constitucional, 13º salário integral e proporcional, além de indenizar o aviso prévio.

Se optar pelo aviso prévio trabalhado, primeiro deve deixar transcorrer o período da estabilidade para depois comunicar o aviso de dispensa ao empregado.


Dúvidas? A equipe do Sindilojas-SP está à disposição pelo 11. 2858-8400,  pelo FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?