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3 problemas que afetam o ambiente de trabalho

17 de julho de 2023

O absenteísmo, o presenteísmo e a procrastinação são três problemas que podem afetar o ambiente de trabalho e, consequentemente, a produtividade e eficiência da empresa. Conhecer as interconexões e compreender a diferença entre eles mostra-se importante para a gestão de pessoas e a contribuição com o clima organizacional.

O comportamento dos funcionários no ambiente de trabalho pode ser influenciado por uma série de fatores, incluindo o absenteísmo, o presenteísmo e a procrastinação.

Embora esses três termos estejam relacionados a diferentes formas de ausência ou à falta de engajamento, motivação e produtividade no ambiente de trabalho, é fundamental diagnosticar causas e entender a real natureza desse problema, objetivando estabelecer distinções e as conexões existentes entre eles, para gerenciar efetivamente esses problemas e promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Assim, conceitualmente falando, o absenteísmo, o presenteísmo e a procrastinação são definidos da seguinte forma, conforme o demonstrativo abaixo:

Absenteísmo

O absenteísmo refere-se à ausência de um funcionário no trabalho, seja por razões legítimas, como doença ou licença, ou por motivos não justificados, como faltas sem aviso prévio. O absenteísmo pode ter impactos negativos na produtividade da equipe, aumentar os custos operacionais, interrupção dos fluxos de trabalho e sobrecarga dos colegas de trabalho.

Presenteísmo

O presenteísmo ocorre quando um funcionário está fisicamente presente no local de trabalho, mas não está totalmente engajado ou produtivo. Pode ser resultado de diversos fatores, como problemas de saúde não tratados, estresse excessivo ou falta de motivação. O presenteísmo pode ser prejudicial, pois os funcionários podem não estar dando o melhor de si, afetando a qualidade do trabalho e a eficiência geral da equipe.

Procrastinação

A procrastinação é o ato de adiar ou postergar tarefas importantes, muitas vezes optando por atividades menos relevantes ou evitando a responsabilidade. A procrastinação pode surgir de várias fontes, como falta de clareza sobre as metas, medo do fracasso ou simplesmente falta de disciplina pessoal. A procrastinação pode levar a prazos perdidos, baixa qualidade do trabalho e aumento do estresse.

Relações

Embora o absenteísmo, o presenteísmo e a procrastinação tenham características distintas e representem desafios diferentes dentro do universo corporativo, são vertentes que podem se interligar, exercendo uma influência entre si, potencializando a necessidade de esforços para a coibição desses comportamentos, como apontam as definições abaixo:

  • Absenteísmo e presenteísmo: Um alto nível de absenteísmo pode levar os funcionários restantes a assumirem uma carga de trabalho maior, resultando em um aumento do presenteísmo. Além disso, os funcionários que estão frequentemente ausentes podem experimentar pressão adicional para mostrar presença quando estão no trabalho, o que pode resultar em um presenteísmo.
  • Procrastinação e presenteísmo: A procrastinação pode levar a um maior presenteísmo, pois os funcionários podem ficar no local de trabalho, mas não estão focados ou realizando suas tarefas com eficiência devido à postergação constante. A procrastinação crônica pode resultar em um ciclo de baixa produtividade e maior presenteísmo.
  • Procrastinação e absenteísmo:  Embora a procrastinação não esteja diretamente relacionada ao absenteísmo, um padrão de procrastinação pode levar a atrasos na conclusão de tarefas, aumentando a probabilidade de absenteísmo quando os prazos se tornam críticos e a pressão aumenta.

Contornando o problema

Antes de tudo, é necessário identificar as causas do absenteísmo, presenteísmo e procrastinação, para ter a possibilidade de abordar esses comportamentos de forma individualizada.

E a compreensão das diferenças dessa “trinca” de problemas é fundamental para gerenciar essas dificuldades comportamentais de maneira eficaz.

Ao identificar as causas subjacentes e implantar estratégias para mitigar esse problema, as empresas estão atuando para promover um ambiente de trabalho saudável, aumentar a produtividade e melhorar a satisfação e o bem estar dos colaboradores.

Nisso, é importante atuar com ênfase na atmosfera motivadora, o que inclui fornecer, suporte aos funcionários, promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, estabelecer metas claras e oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional, melhorar a comunicação interna, proporcionar flexibilidade no trabalho e muito mais.

Por fim, é essencial que haja, nesse sentido, um trabalho constante de monitoramento, no sentido de avaliar as estratégias implementadas, o que contribui para identificar áreas problemáticas e ajustar as abordagens para garantir que elas sejam eficazes na redução desses comportamentos.

*Fonte:  Alessandra de Souza Ferreira – Bacharel em Ciências Contábeis e Técnica em Segurança do Trabalho.

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