Dicas para o varejo em tempos de pandemia
Por Cláudia Cristina Araújo, CCA Treinamentos (parceira Sindilojas-SP)
Em tempos de isolamento social fica bem difícil vender com a loja fechada, né? Fico aqui pensando em como ajudar as lojas a movimentar em formas criativas suas mercadorias. Afinal, de alguma forma temos todos que dar um jeito de seguir em frente (sem desobedecer às orientações dos órgãos de saúde).
Então vamos lá para algumas dicas:
Aposte nas redes sociais
Então, que tal postar fotos de algumas das suas peças nas redes sociais das suas lojas? Publique, envie para clientes, e é claro que já está fazendo isso, mas utilize um pouco de humor se puder, neste momento de onde tudo está meio pesado o humor ajuda a relaxar e você ganha com a sua marca.
Aposte no Humor
Estamos todos no mesmo barco, o barco da quarentena.
Postagens com tom de humor sempre vão funcionar, e, mais do que isso, este é o momento que precisamos muito de bom humor, aposte nele para vender com a loja fechada.
Você é quem conhece seus clientes, lembre-se disso!
Brinque com a situação (respeitosamente, sempre, por favor), faça provocações do tipo “arrume-se para você” e “coloque nas redes para todos apreciarem e por aí”. Use sua criatividade e faça postagens que aproximem sua loja dos clientes de forma leve e descontraída.
O momento agora pede muito de sua criatividade.
Aposte no relacionamento
Certamente, pelo menos de alguns clientes, você tem um bom conhecimento sobre o seu consumo, principalmente dos que geralmente compram na sua loja. Aposte nesse conhecimento para vender com a loja fechada.
Muita gente está trabalhando em home office, então, por que não provocar os seus clientes para vender algo vinculado? Você pode fazer anúncios do tipo: “pra você sair bem na vídeo-chamada”, por exemplo.(sempre usando o bom humor mas com respeito) Isso serve tanto para moda, quanto para cosméticos, acessórios e muitos outros produtos de uso pessoal.
Afinal, é provável que muitas de nossas relações e encontros ficarão apenas viáveis, pelo menos por um tempo, através de vídeo chamadas, e ninguém vai querer estar parecendo mal nelas, não é? Incentivar as mulheres a testarem makes no tempo ocioso também é uma boa opção.
Contrate um entregador ou um serviço de entrega/delivery
Isso será fundamental. A circulação, na maioria dos lugares, não tem restrições para serviços de entrega então, é importante fazer contato com algum tipo de serviço na sua cidade e vender com a loja fechada.
Vale lembrar que as entregas não têm contato com o destinatário, ou seja, é deixado a porta da residência e avisado.
Os produtos devem ser bem embalados e as embalagens esterilizadas. Recomenda-se que seja enviado com algum bilhete que possua instruções de descarte da embalagem imediatamente.
É importante que você direcione o foco para sua própria cidade, evitando problemas com entrega e outros contratempos que possam surgir.
Aproveite para ajustar seu sistema “vendas com a loja fechada”.
Negocie com fornecedores
Como falamos antes, estamos todos no mesmo barco. É um bom momento para verificar como anda seu estoque, segurar alguns pedidos feitos anteriormente aos decretos de paralisações e deixar estes para um período futuro. Também é necessário negociar prazos, pagamentos, e principalmente verificar o que você tem em estoque para a venda.
Aposte em promoções
Depois de encontrar o canal de venda e programar ele direitinho, é fundamental que você tenha algum tipo de competitividade, pois é melhor perder um pouco do lucro, do que não ter nenhum.
Promoções sempre atraem consumidores, mesmo em momentos como esse. Todos têm muito mais tempo de navegar sobre muitos produtos e pesquisar preços, então a promoção se faz necessária para atrair a atenção destes consumidores.
Além disso, passado o consumo da avalanche de notícias sobre a pandemia, as pessoas tendem a tentar uma rotina um pouco mais tranquila em suas casas, voltando seus olhares para outros tipos de publicações.
Hora de pensar em ter um e-commerce
Se sua loja não tem um, talvez seja uma boa hora. Um e-commerce de fácil integração com seu sistema ERP, pode ser uma saída para que você não volte para a sua loja daqui há algum tempo com centenas de produtos parados. Se antes ele não representava a maior porcentagem de vendas do varejo, agora, em alguns segmentos, é a única possibilidade de venda.
O e-commerce será uma das únicas formas de compra permitidas neste período então, mesmo que você tenha resistido antes, agora é fundamental implantar um na sua loja. (Aproveite para conhecer o Triibo Marketplace e venda pela internet com facilidade)
Monte Kits
As pessoas continuarão fazendo aniversário, as datas comemorativas continuarão existindo e os kits atraem os consumidores, principalmente por fugir de “ser algo simples” já que contém mais de um produto e sempre agradam a todo o tipo de público.
Além disso, ele é muito útil para que você vincule produtos de alta venda com outros de menor rotatividade, movimentando melhor o seu estoque.
Aposte em vale-presente
O vale-presente é sempre uma opção para o consumidor que não sabe o que quer dar de presente, mas acredita que em sua loja tem o tipo de item que vai agradar o presenteado.
Neste caso, tem a vantagem de a pessoa poder retirar na sua loja depois, usar ele no seu e-commerce, ou até mesmo fazendo contato com a loja via redes sociais.
A vantagem e segurança que o lojista tem, neste caso, é de que o vale é pago antes, modificando apenas o modo de retirada.
Exemplo de entrega: Diga ao seu cliente que se o algum amigo(a) estiver fazendo aniversario a loja faz questão de entregar o presente com uma linda embalagem e sem custo.
Vale lembrar que as entregas não têm contato com o destinatário, ou seja, é deixado a porta da residência e avisado.
Proteja o salário dos seus funcionários
Sabemos o quão difícil é manter os pagamentos em dia e esse material foi feito também para que suas vendas consigam manter seu negócio de pé. E isso inclui seus parceiros de trabalho.
Pense que, da mesma forma que as pessoas compram de você porque recebem seu salário normalmente, eles também vão manter o seu consumo, fazendo com que todos nós possamos ajudar a economia girar.
Em breve daremos a volta e retomaremos ainda mais fortes.
A equipe do Sindilojas-SP está atuando presencialmente das 10h às 16h, via agendamento prévio e seguindo as orientações de higiene e prevenção, e de maneira digital está à disposição para esclarecimentos e orientações pelo FALE CONOSCO das 8h30 às 17h30 ou WhatsAPP 11 2858.8402 das 10h às 16h.