Gestão

RH com base na valorização da experiência

25 de outubro de 2022

Você, empresário e profissional de RH de empresas do comércio varejista, conhece ou já ouviu falar no conceito do “Human Experience” (Experiência Humana), como conjunto de técnicas no gerenciamento de pessoas no ambiente de trabalho?

Por definição, é a criação e a valorização de experiências institucionais que se conectam com o propósito das pessoas envolvidas na sua organização, sejam as que compõem a sua carteira de clientes, como também e, principalmente, a sua equipe de colaboradores, constituindo, esses últimos, o objetivo principal desse modelo de gestão.

Essas ações consistem em proporcionar momentos, desde as etapas de recrutamento e seleção, como também dentro do ambiente empresarial, que permitam com que as pessoas que integram a sua força de trabalho se identifiquem com valores, desejos e aspirações próprias, estimulando o senso de pertencimento e de importância delas nos processos da sua empresa e nos eventuais resultados.

Em outras palavras, significa dizer que é uma espécie de “lição de casa”, promovendo conexões de valor entre o seu empreendimento e seus colaboradores. Isso tende a contribuir para estabelecer um cenário de estabilidade na sua organização, reduzindo sensivelmente os famigerados e indesejados “turnovers”.

Em linhas gerais, é ter a preocupação com que os seus processos também se adaptem às pessoas, e não simplesmente o contrário.

Fique de olho nesses pontos

  • Deixe claro para o seu time, de maneira reiterada, em todas as etapas do funcionário na empresa, os valores e os propósitos da sua organização. Isso permite unificar a visão dos colaboradores ( e também dos clientes) quand0 pensam na sua marca, no seu negócio.
  •  Procure gerar sincronia entre a sua empresa e seus colaboradores, abrindo canais de comunicação e interlocução constantes. Isso incute na sua força de trabalho o senso de valorização e fortalece a cultura organizacional do seu negócio, para conquistar objetivos e estabelecer um legado positivo no mercado.
  • Exponha de maneira positiva, sempre que possível e divulgue, com frequência, a participação e contribuição dos seus funcionários nos resultados da sua organização, pois isso tende a impulsionar o desempenho deles, além de posicionar de maneira destacada a sua marca no segmento de mercado em que atua, já que, assim, os seus produtos e serviços estarão ligados à ideias, princípios e valores.
  • Promova atividades que gerem integração entre o seu empreendimento e os colaboradores, pois isso vai ligar a sua organização à um conceito próprio, à um “modus operandi” que tende a identificar o seu estabelecimento de uma forma particular e destacada, ligando o consumidor à forma de atuação do seu time, e, consequentemente, do seu negócio.

O ser humano no centro das estratégias

Em síntese, esses conceitos tem a propensão de balizar as técnicas modernas de gestão de pessoas, especialmente no segmento do comércio, onde, tradicionalmente, a atenção à esses pontos costuma ficar subjugada, pela necessidade constante das vendas, no ritmo frenético das operações comerciais.

Sob essa nova perspectiva, o foco deixa de ser tão somente o consumidor, o cliente ou o público-alvo, mas sim a “pessoa”, atendida em sua individualidade e com quem a marca se conecta. O que inclui, principalmente, o seu time de colaboradores, que é parte essencial no fluxo de ações que leva aos resultados do seu empreendimento.

Esses esforços tendem a criar ricas experiências para o colaborador, potencializando os resultados e criando uma relação muito mais leal entre este e a sua empresa.

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