Representatividade

Sindilojas-SP apoia pleito de lojistas da av. Mateo Bei

11 de setembro de 2015

Fonte: Revista Sindilojas-SP

Os comerciantes da avenida Mateo Bei, na zona leste da capital, realizaram no dia 10 de setembro uma manifestação pública por grande parte da extensão da via, protestando contra o horário estendido da faixa exclusiva para ônibus aplicada em julho último no local. Segundo os organizadores da passeata, “a exclusividade para ônibus das 6h às 20h, de segunda sexta-feira, é completamente desnecessária”.

O diretor do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP), Aldo Macri, que estava presente na ocasião, defende a legitimidade da manifestação, uma vez que os comerciantes locais vêm sofrendo fortes quedas nas vendas em detrimento da inacessibilidade provocada pela faixa em questão.

“Esses comerciantes estão mais do que no direito de protestarem contra esse período estendido de exclusividade para ônibus na via em comento. Ela não apenas impossibilita que consumidores manobrem ou estacionem próximos aos estabelecimentos, como também interfere no processo habitual de carga e descarga de mercadorias das lojas. Com as vendas comprometidas, muitos desses lojistas temem não apenas serem forçados a recorrer a desligamentos de funcionários, como até mesmo ao fechamento de suas portas. Eles não estão pleiteando o fim da faixa exclusiva para ônibus – uma vez que entendem essa necessidade logística para o transporte público da cidade – mas à reconsideração do seu período diário de efetivação. Das 6h às 20h, sendo que esse intervalo abrange TODO o horário comercial dessas empresas, é muita coisa”, explica o diretor do sindicato.

Apreensão generalizada – De acordo com o lojista Márcio Leandro Soato, proprietário da Ricki’s Rigor, o objetivo da manifestação não foi contestar a existência da faixa exclusiva para ônibus no local, mas sim ao seu período exagerado de operação.

“Que fique bastante claro que não somos contra a faixa exclusiva em si. Ela é muito bem-vinda, desde que funcione em um horário que não ultrapasse o expediente comercial das empresas locais. Tentamos de todas as maneiras resolver nossa questão pelas chamadas ‘vias legais’. Tivemos várias reuniões com representantes da CET, da SPTrans e da subprefeitura local, mas em momento algum houve diálogo por parte nenhum deles. Resolvemos então partir para a ação. Fomos pessoalmente à Câmara Municipal levar ofícios com pedidos de agendamento de reunião com o Prefeito e com o Secretário Jilmar Tatto. O máximo que conseguimos foi uma reunião com o secretário-adjunto de assuntos governamentais da Prefeitura. Mesmo assim, nenhuma resposta positiva. Por conta da demora de uma resposta e a queda no movimento local ter sido muito grande – em média 40% – não tivemos outra opção senão chamar a atenção do Prefeito, pois só ele tem o poder para reverter essa situação, já que sabemos que o [Jilmar] Tatto não o fará. Por isso fizemos duas manifestações. Aliás, já temos mais agendadas. Toda sexta-feira haverá uma, até que se resolva a questão”, alega Soato.

A vendedora E.C.R., que optou por não se identificar abertamente, trabalha na região há apenas cinco meses e se diz preocupada com o evidente declínio nas vendas dos estabelecimentos locais. “Mal cheguei e já estou na berlinda. A chefe já avisou que talvez tenha que me dispensar, caso as vendas não melhorem. Ela diz que está me segurando o quanto pode, mas que não tem como bancar o meu salário sem um mínimo de entrada na loja. Os clientes simplesmente sumiram”, desabafa a vendedora.

Além do Sindilojas-SP, também apoiaram o ato público o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Mateus e a Associação de Moradores da região.

 

 

Fale com o nosso Núcleo de Defesa Empresarial

MATEOBEI


 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?