Consultoria jurídica e contábil

TRT-SP promove conciliação que pode reduzir espera em processos

6 de fevereiro de 2024

*Fonte: TRT 2° Região

Um processo trabalhista pode levar anos para chegar ao fim, e essa demora acarreta desgastes para os envolvidos. Para auxiliar as partes a equilibrar interesses em prol de uma solução conjunta para o término de um processo, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região conta com os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas Individuais (Cejusc) de 1ª e 2ª instâncias e também o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Conflitos Coletivos.

Nesses espaços, magistrados e servidores oferecem acolhimento para os envolvidos desarmarem ânimos e dialogarem com mais tempo, o que torna possível finalizar litígios difíceis e que, muitas vezes, arrastam-se por anos. Uma das vantagens é que, em vez de uma solução imposta pelo Poder Judiciário, os próprios interessados constroem juntos uma saída para o conflito.

São oito Cejuscs de 1ª e 2ª instâncias para ações individuais, sendo quatro na capital (Cejusc-JT 2ª Instância; Ruy Barbosa; Sul e Leste) e os demais em Barueri, Guarulhos, Santos e ABC, que atuam com coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Individuais e subordinados à Presidência do Regional, liderada pela desembargadora Beatriz de Lima Pereira.

Já o Cejusc Conflitos Coletivos funciona na capital, no Ed.Sede (Consolação), tem coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Coletivos e subordinação à Vice-Presidência Judicial, cujo cargo é exercido pelo desembargador Marcelo Freire Gonçalves.

Pacificação

Na última Semana Nacional de Conciliação, realizada em novembro/23 no órgão, o esforço conciliatório uniu todas as 217 varas do trabalho, além dos Cejuscs. A iniciativa movimentou,  só nas fases de conhecimento e execução, em 1º e 2º graus, cerca de R$ 61 milhões em acordos.

Como conciliar

As inscrições de interessados em conciliar são recebidas de forma permanente pelo site do TRT-2, no Portal da Conciliação. É necessário informar a numeração integral do processo e nomes do(as) envolvidos(as).

Para obter informações sobre esses e outros assuntos, entre em contato com o departamento jurídico do Sindilojas-SP. Empresas associadas tem esse benefício, sem limite de atendimentos. Clique aqui para saber mais!

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?