COVID-19

Informações para auxiliar o comerciante no enfrentamento da pandemia

17 de julho de 2020

A pandemia no Brasil fechou 4 de cada 10 empresas

Levantamento do IBGE, divulgado no dia 16 de julho, aponta que dentre 10 empresas fechadas, temporariamente ou definitivamente, na primeira quinzena de junho deste ano, quatro estabelecimentos baixaram de vez suas portas.

Esses são os primeiros resultados da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas e fazem parte das estatísticas experimentais do IBGE. Na primeira quinzena de junho, estima-se que o país tinha 4,0 milhões de empresas, sendo 2,7 milhões (67,4%) em funcionamento total ou parcial, 610,3 mil (15,0%) fechadas temporariamente e 716,4 mil (17,6%) encerradas em definitivo.

A partir dessa pesquisa, soube-se que o comércio (192,0 mil empresas fechadas) só perde nesse ranking para o setor de serviços (258,5 mil empresas encerradas), seguidos por construção civil (38,4 mil) e indústria (33,7 mil firmas).

Dessa forma, o cenário não está dos melhores. Por isso, o Sindilojas-SP sabe que uma forma de auxiliar nesse momento seria a adoção de iniciativas tributárias, por parte do governo federal, estadual e municipal, na recuperação dos negócios na cidade de São Paulo, tendo em vista a possibilidade de uma duração maior do que a prevista dessa pandemia de Covid-19. Por isso, foi encaminhado ao Governo Estadual a suspensão do protesto de débitos tributários feitos pela Procuradoria-Geral do Estado. Veja AQUI.

O aumento médio de 4,23% das tarifas de energia elétrica da Enel São Paulo vai impactar principalmente o bolso dos estabelecimentos considerados não essenciais, que ficaram fechados desde o início da pandemia. O sindicato está pedindo que seja postergado o reajuste. Confira AQUI.

11.916 foi o recorde de visualizações de página no site do Sindilojas-SP em um só dia. Essa marca foi atingida em 08 de abril e a principal matéria acessada foi “Empregadores já podem prestar informações sobre acordos”. Se você perdeu, leia agora!

O comércio na capital sofre com as vendas em nível muito abaixo do esperado. Enquanto os custos com pessoal, aluguel e impostos não. Por isso, o Sindilojas-SP apoia o PL 176/2020 que prevê, se aprovado, a remissão, ou perdão do IPTU e a prorrogação do ISS. Leia AQUI.

Uma possibilidade de redução dos custos dos empresários, para essa fase amarela com menor tempo de funcionamento, veio por meio da publicação do decreto presidencial publicado no último dia 14 que ampliou os prazos para suspensão temporária do contrato de trabalho e para a celebração de acordos de redução de carga horária e de salário. Com isso, o trabalhador poderá ficar até quatro meses afastado do emprego ou com a carga horária reduzida.  Acesse a nota completa AQUI.

Continue a se informar com o Sindilojas-SP! DÚVIDAS? Estamos à disposição para esclarecimentos e orientações pelo FALE CONOSCO ou WhatsAPP 11 2858.8402.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?