COVID-19

Como as lojas estão se adaptando à reabertura do comércio?

20 de julho de 2020

Entre os dias 02 e 10 de julho, 319 empresas responderam a pesquisa elaborada pelo Sindilojas-SP para saber como as empresas estão se adaptando às fases de reabertura do comércio instituídas pelo PlanoSP. Além de traçar um panorama do momento vivenciado pelo comércio da cidade de São Paulo, o principal objetivo da pesquisa é verificar maneiras efetivas de auxiliar os empresários nesse momento.

ACESSE O RESULTADO DA PESQUISA

Uma das preocupações do Sindilojas-SP no enfrentamento da pandemia foi quanto a orientação do uso obrigatório de máscaras, por parte de clientes e funcionários, nos estabelecimentos comerciais. Para isso, a entidade desenvolveu cartazes de sinalização que foram amplamente divulgados e enviados por e-mail aos seus representados, inclusive aos que responderam a essa pesquisa e ainda não tinham baixado o material.  De acordo com os lojistas, apenas 1% dos clientes não utilizaram máscara dentro de seus estabelecimentos. E dentro desse percentual, 9% deles causaram algum problema aos comerciantes. No entanto, nenhum dos lojistas entrevistados recebeu multa do governo devido à falta de utilização da máscara por parte de algum cliente. Aliás, o Sindilojas-SP protestou contra multa em comerciantes (leia mais AQUI), defendendo seus representados de mais esse possível prejuízo.

O movimento de clientes às lojas após a reabertura do comércio da capital também está no radar do Sindilojas-SP e desde o anúncio do relaxamento da quarentena e troca de fases da cidade dentro do PlanoSP, a entidade produziu vídeos e matérias orientando o comércio ao retorno seguro, possibilitando assim a ida dos clientes até os estabelecimentos. Foi o sindicato também que desenvolveu, junto a parceiros, o Protocolo de Reabertura do Comércio, aprovado pela prefeitura. (Se você ainda não teve acesso, solicite AQUI). A pesquisa revelou que 86% das lojas estão recebendo público, mesmo com horário reduzido.

Porém, ainda no quesito horário, a escolha da prefeitura para o período do funcionamento das lojas de rua, shoppings ou galerias não foi o ideal em relação ao segmento para 58% dos entrevistados e, ainda, 55% disseram que o horário escolhido pela prefeitura não foi ideal para o endereço (localização) dos estabelecimentos.

Outra questão da pesquisa traz informações acerca do comportamento do consumidor. Dentro do universo das lojas cujas mercadorias podem ser provadas, 32% dos clientes pediram, em algum momento, para experimentar a mercadoria (vestuário, calçado, etc), mesmo com a proibição. Importante reforçar que, ciente da importância desse item para a conclusão de uma venda, em junho o Sindilojas-SP solicitou ao prefeito do município de São Paulo, Bruno Covas, a liberação do uso de provadores em estabelecimentos comerciais localizados em shopping centers e lojas de rua, porém, sem sucesso ainda.

Por fim, o sindicato também quis saber se as empresas estão a realizando os testes para Covid-19 em seus funcionários, visto que é uma recomendação do protocolo. Apenas 15% das empresas confirmaram a ação. Pensando nisso, o Sindilojas-SP entrevistou um especialista em Medicina do Trabalho que tirou todas as dúvidas sobre os testes (ASSISTA AQUI) e firmou parcerias que promovem descontos na realização dos testes (consulte AQUI).

No espaço livre para comentários, muitos lojistas relataram a necessidade a abertura do comércio por pelo menos 8 horas por dia na fase amarela. A entidade já pleiteou junto ao governo do Estado e da Prefeitura Municipal, a possibilidade de abertura do comercio de rua e de shopping centers por 08(oito) horas diárias, respeitando com rigor todas as regras sanitárias e continuando a informar colaboradores, clientes e público em geral sobre a importância destas medidas para a superação da pandemia.

O Sindilojas-SP agradece a todos que responderam a pesquisa. É com base nessas informações que a entidade traz nova soluções aos seus associados e busca alternativas para esse período de enfrentamento à pandemia.

E se você puder, responda AQUI nossa nova pesquisa sobre os efeitos da COVID sobre as finanças da sua empresa.

Dúvidas? A equipe do Sindilojas-SP está à disposição pelo 11. 2858-8400,  pelo FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsAPP 11 2858.8402.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?